Governo aplicará mais de R$ 5 milhões para incentivar turismo em Antonina 13/11/2007 - 18:10

Cerca de R$ 500 mil serão aplicados na construção de um terminal para recepção de navios de passageiros na cidade
O turismo de Antonina será incrementado pelo Governo do Paraná com a aplicação de R$ 5.380.000,00. O investimento é resultado de um convênio que foi assinado nesta terça-feira (13), durante a reunião da Escola de Governo, entre a prefeitura de Antonina e as Secretarias de Desenvolvimento Urbano/Paranacidade, de Planejamento e de Meio Ambiente, além da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
O município receberá obras de infra-estrutura, urbanização e revitalização em áreas urbanas. O objetivo é promover a melhoria de qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento turístico do município litorâneo. Entre as obras contempladas no convênio estão pavimentação, recape, revitalização e urbanização de áreas adjacentes à praça central de Antonina e reparo e pintura de imóveis pertencentes ao Centro Histórico. O projeto inclui, ainda, a reconstrução e melhorias do píer central da cidade, avaliado em R$ 500 mil, que serão custeados pela Appa.
"Vamos investir na melhoria do aspecto da cidade e atrair um número bem maior de turistas que se dirigem ao nosso Litoral. O píer que será construído pela Appa servirá como terminal turístico de cruzeiros. Os navios chegarão ao Porto de Antonina e os passageiros serão transportados para a cidade, fomentando o turismo e o comércio locais", Luiz Forte Netto, secretário do Desenvolvimento Urbano.
"O governador Roberto Requião tem sido muito generoso com Antonina. Tenho a felicidade de ter o superintendente Eduardo Requião próximo ao nosso município e o acesso aberto às demais Secretarias. O Governo mostra responsabilidade e sensibilidade com o Litoral e nós só temos a agradecer", declarou o prefeito de Antonina, Kleber Fonseca.
Dragagem - "Participamos de projetos que beneficiam todo o Litoral do Estado. Nessa nova modelagem que propomos ao terminal, não retiramos simplesmente o que está no fundo do mar e lançamos em alto mar. Vamos utilizar parte dessa areia para fazer alargamentos de áreas, criação de ilhas artificiais, engordamento da praia de Matinhos e aterros em Antonina", declarou o superintendente da Appa, Eduardo Requião.
Segundo o dirigente portuário, a dragagem que será executada nos portos do Paraná em 2008 seguirá o previsto na nova Legislação Federal. "O Porto de Paranaguá é o primeiro do Brasil a entregar à Marinha a proposta adequado à Medida Provisória publicada em setembro passado, que estabelece novas normas para contratação de dragas. Esta nova modelagem resolverá o problema dos Portos do Paraná nos próximos 10 anos, beneficiando todos os municípios do Litoral", avaliou Eduardo Requião.