Fórum reúne associações de moradores sob influência do Porto de Paranaguá 20/10/2023 - 18:59

Segunda edição do evento aconteceu na comunidade marítima do Amparo com o apoio da Portos do Paraná e parceiros

A Portos do Paraná promoveu nesta sexta-feira (20), o 2º Fórum das Associações da Baía de Paranaguá que estão na área de influência do Porto. O encontro ocorreu na comunidade marítima do Amparo. Foi a oportunidade de os moradores tradicionais da região discutirem sobre pesca e também aproveitar o potencial local em busca de novas fontes de renda, além da busca por soluções para problemas locais. Estiveram presentes representantes de diversas localidades e também de entidades de apoio.

“A gente reúne as comunidades que estão na área de influência do Porto de Paranaguá e que atendemos pelo Programa de Educação Ambiental para apresentar as ações que estamos desenvolvendo, seus resultados, e como podemos replicar nossas ações em outras comunidades. Nessa edição do fórum, trouxemos vários parceiros externos para somar ao nosso evento”, explicou Jaqueline Dittrich, bióloga e analista portuária da Portos do Paraná.

Durante todo o dia, além dos diagnósticos promovidos pela empresa pública, também foram apresentadas novas alternativas de fontes de renda, busca por empréstimos para a atividade pesqueira ou mesmo participação em editais a fundo perdido com contrapartida pelas comunidades.

“A proposta é trazer alternativa de renda para eles, seja por capacitação com cursos, seja por turismo ou ajudando na organização das associações”, destacou Jaqueline.

A dinâmica do evento, que aconteceu na varanda da cozinha comunitária do Amparo, agradou os participantes.

“O primeiro encontro foi em Eufrasina e aqui foi bem mais proveitoso, com mais instituições, mais pessoas para trazer orientações e conseguir conciliar vários assuntos. Podemos ver os problemas de outras comunidades que são semelhantes aos nossos e ter ideias do que eles estão fazendo para a gente poder fazer igual ou parecido e dar certo também”, apontou Rose Aparecida Passos, Presidente da Associação dos Moradores da Ilha Eufrasina.

Anfitrião, Maíco Pereira Rosário, presidente da Associação de Moradores da Comunidade da Ilha do Amparo, comemorou a presença dos vizinhos de Baía.

“Para nós foi um motivo de muita alegria sediar esse 2º Fórum, reunindo todas as comunidades pesqueiras, as associações e com o apoio do Porto. Para nós foi muito importante e acho que todos saíram daqui alegres e pensando já na 3° edição”, afirmou Rosário.

A reunião dessas comunidades foi uma demanda surgida em 2019 nas avaliações feitas pela Portos do Paraná em conjunto com a Cia Ambiental, que presta serviço para a empresa pública.

"A ideia era as associações terem um encontro para trocar ideias e se aproximarem mais. Fizemos o primeiro evento em 2022 e agora temos esse segundo evento, já com um aumento da participação das associações e cada vez mais vemos um maior interesse das lideranças participarem e exporem suas ideias”, disse Tiago Mafra, Gestor Ambiental da Cia Ambiental.

No final, a avaliação acabou sendo positiva. “Estamos bem felizes porque tem gente de várias comunidades, ano passado tivemos uma participação menor e este ano praticamente todas as comunidades estão presentes”, finalizou Jaqueline. Também estiveram presentes a Prefeitura de Paranaguá, o Sebrae, a Terminal de Contêineres de Paranaguá e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS