Especialistas em saúde realizam palestra sobre outubro rosa na Portos do Paraná 20/10/2023 - 13:51

Nesta quinta-feira (19), as colaboradoras da Portos do Paraná participaram do 2º Café com Saúde no auditório do Palácio Taguaré, em Paranaguá. O evento foi realizado no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e o tema desta edição foi "Outubro Rosa e Saúde da Mulher: Escute seu corpo". O evento faz parte de uma mobilização mundial, realizada desde 1997, que busca orientar as mulheres sobre a doença.

A gerente de gestão de pessoas da Portos do Paraná, Melissa de Paula, explicou que o intuito do Café com Saúde é aproximar os colaboradores de profissionais dá área por meio de temáticas atuais, inserindo a ideia de autocuidado no cotidiano dos participantes. “O Outubro Rosa é sobre prevenção do câncer de mama, mas também de colo de útero e de todas as doenças que podem acometer as mulheres, inclusive as doenças psicológicas. É um momento de conscientização e de sensibilização para este autocuidado consigo e com o outro”, disse Melissa.

A primeira palestrante do evento foi a psicóloga Carolina Kraus, que abordou a tríade do cuidado: saúde mental, atividade física e alimentação. “Nosso corpo nos dá sinais, que são os nossos sintomas. Então, escutar o próprio corpo é muito importante para a gente consiga integrar corpo e mente, bem-estar e saúde mental também”.

A segunda palestra foi com a personal trainer, Leticia Fusiki, que realizou uma dinâmica com as colaboradoras. “Com a exigência da rotina, as mulheres acabam esquecendo o básico de se movimentar, se exercitar, conhecer o próprio corpo. E hoje a gente mostrou um pouquinho de como elas podem fazer isto. Eu adorei, porque elas super interagiram, conversaram, se abriram”, comentou Leticia.

A especialista na diretoria jurídica da Portos do Paraná, Yasmin Carlin Antunes, participou do encontro e aprovou as atividades. “Eu achei o evento uma oportunidade incrível pra aprender com essas profissionais gabaritadas, que ministraram a palestra, e ainda ter a oportunidade de estar com as minhas colegas de trabalho, com mais mulheres que trabalham aqui no Porto. Para mim, é bem gratificante ver essa preocupação da Portos do Paraná com a saúde da mulher”. No final do evento, foram sorteadas camisas da campanha do Outubro Rosa para as participantes.

Outubro Rosa na Portos do Paraná

Além das ações internas realizadas com as colaboradoras, a fachada do prédio administrativo no Palácio Taguaré está com uma iluminação rosa em homenagem à campanha, e deve seguir assim até o final do mês.

GALERIA DE IMAGENS