Emoção marca despedida de 29 empregados da Portos do Paraná que saíram no PDI 22/05/2023 - 16:16

Portuários tinham até 53 anos de casa e deixam legado de sabedoria e contribuição para sucesso da empresa pública

A Portos do Paraná iniciou nesta segunda-feira, dia 22, os procedimentos administrativos para a saída voluntária de 29 de seus mais experientes empregados. Eles cumpriram todos os requisitos burocráticos e estão no primeiro bloco de exonerações através do Programa de Desligamento Incentivado (PDI). Desde a semana passada, alguns eventos internos já começavam a marcar este momento, deixando saudades nos colegas de empresa pública pelo adeus desses portuários decanos.

Após um período de planejamento, o PDI foi colocado em prática em agosto do ano passado com a publicação de seu regulamento. Para aderir era necessário ter pelo menos dez anos de tempo de serviço na Portos do Paraná, menos de 75 anos e não ter nenhum tipo de impedimento conforme a norma do certame. Estão entre os beneficiados auxiliares de serviços gerais, operador de painel de comando, conferentes, assistentes administrativos, engenheiros, guardas portuários, mecânicos de manutenção e contador.

“É gratificante ter tido o trabalho e conhecimento que eles deixaram para nós. A gente agradece a todos, assim como o Porto se sente lisonjeado por ter tido a presença deles aqui, pelas contribuições que todos deixaram para a empresa. É uma vida, dá para escrever um livro. Alguns vivenciaram várias transformações aqui no Porto durante anos. Muitos aqui vão estar em outro trabalho, muitos vão se aposentar de vez e outros continuarão fazendo consultorias, mas cada um tem sua história”, destaca Marcos Bonoski, diretor Administrativo e Financeiro.

Quem tomou a decisão de sair, agradece aos companheiros pela parceria de tanto tempo. “Cheguei até aqui com o coração em paz e a certeza do dever cumprido. Hoje é o início do fim de uma grande história. Chega ao fim uma grande etapa da minha vida. A sensação que tenho hoje é que deixo uma casa onde morei por tantos anos, onde tive meu cantinho preferido, minha cadeira, minha mesa. Fazer parte da Portos do Paraná foi um sonho realizado”, aponta o assistente administrativo Joacir Moreira.

Ele, Nilton Costa e Lázaro Basso foram contemplados com uma festinha na sexta-feira pela manhã da Diretoria Administrativa e Financeira. Uma homenagem dos colegas o setor pelos serviços prestados. “Agradeço a todos, peço desculpas por alguma coisa, mas foi sempre com a intensão de fazer o melhor. Fico à disposição se precisarem de mim, mas a idade vai chegando e a gente precisa aproveitar para curtir a vida também”, diz Lázaro Basso, contador, explicando sua decisão de sair da empresa pública.

Já a Diretoria de Engenharia e Manutenção prestou homenagens a Admilson Lima e José Aloísio Martinelli. “Não gostaria de fazer uma despedida do Porto, mas chega uma hora em que você tem que ir embora, não adianta. São quase 43 anos de Porto e passa tão rápido que quando você vê, já passou. Falo para os jovens que pensam que tem muita coisa pela frente, mas é bem rápido. Agradeço a todos, foi muito bom trabalhar com vocês e muito obrigado a todos”, discursa Admilson.

Para Martinelli, foi mais um momento de emoção na Portos do Paraná. “Quero agradecer a homenagem que vocês me fizeram, não vou falar muito porque se não vou chorar, mas só agradecer do fundo do meu coração a todos os que estiveram por aqui nesses 40 anos”, finaliza. Na saída, todos foram aplaudidos em agradecimento pelos colegas que ficam.

Além da indenização financeira pela adesão ao PDI, todos eles vão ficar ainda com o auxílio alimentação por 12 meses e plano de saúde por 24 meses. Nos próximos meses, está programado mais um bloco de desligamento.