Concerto em homenagem ao Porto de Paranaguá leva pela primeira vez parnanguaras ao Teatro Guaíra 17/03/2008 - 15:10

A apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná em comemoração aos 73 anos do Porto de Paranaguá foi a oportunidade que muitos parnanguaras aguardavam para conhecer o Teatro Guaíra e, pela primeira vez, assistir a um concerto. Promovido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em conjunto com o Centro Cultural Teatro Guaíra, o espetáculo foi apresentado especialmente aos portuários e aos colaboradores de empresas que atuam no ramo portuário. Mais de dois mil convites foram distribuídos gratuitamente também à comunidade em geral, inclusive a alunos e professores do Centro de Educação Profissional Brasílio Machado, de Antonina.

Cerca de 70 funcionários da Cattalini Terminais Marítimos foram assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica. A empresa patrocinou o transporte para seus funcionários, sendo que alguns deles pela primeira vez pisavam no Teatro Guaíra. “Foi um evento excelente. A orquestra é nota dez. Valeu muito a pena oferecer este tipo de cultura aos parnanguaras. Na manhã seguinte ao concerto, muitos estavam entusiasmados pela viagem e admirados com a estrutura do Teatro e com a qualidade da Orquestra”, declarou Fábio Martins Jorge, da área financeira da empresa, que foi ao concerto com a esposa.

Muitas empresas fretaram ônibus para transportar seus funcionários até o Teatro, em Curitiba. Para muitos, foi a primeira vez na capital. “Valeu muito a pena vir até aqui para prestigiar a apresentação. Esta foi a primeira vez que eu vi uma orquestra e acho que promoções assim deveriam existir sempre porque Paranaguá é muito carente deste tipo de evento”, disse a funcionária da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Angelina de Oliveira, que estava acompanhada da filha, Carolina, de 13 anos. “Quero seguir a carreira musical e ver a Orquestra me estimulou ainda mais”, comentou a menina.

Os portuários João Armando Vanhoni, Marcelo Gimenez e Eduardo Massaiuki, da Divisão de Silos da Appa, levaram a família para prestigiar o concerto e aprovaram a oportunidade. “Eu gosto muito deste tipo de evento e vale muito a pena trazer a família para assistir a uma apresentação como essa”, disse Vanhoni. Para Gimenez, oportunidades como essas são bem-vindas. “Qualquer chance de participar de apresentações como essa devem ser aproveitadas”, afirmou Gimenez que já havia participado de uma promoção anterior da Appa no final do ano passado, quando ganhou ingressos e levou a esposa para assistir ao Balé do Teatro Guaíra, em Curitiba.

Inédito - A platéia e boa parte do primeiro balcão foram ocupados pelo público. O concerto durou cerca de uma hora e teve um repertório composto pelas Danças Húngaras, de Johannes Brahms, e as Danças Eslavas, de Antonín Dvorak. “Vamos incluir o Teatro Guaíra nas programações do final de semana”, revelou Felipe Gonçalves Ribeiro. Junto com a esposa e o filho ele disse que esta foi a primeira vez que assistiu a um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Foi uma ótima experiência. Já havíamos assistido à ópera La Traviatta, com ingressos fornecidos pela empresa”, completou Ribeiro, que é operador de guindastes no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

“Valeu a pena subir a Serra e enriquecer nossa cultura. Assistimos à Orquestra ano passado em Paranaguá e voltamos porque ela é muito bonita. Aproveitamos a oportunidade para conhecer o Teatro Guaíra. Já era esperado que valeria a pena assistir ao concerto”, contou o funcionário da Appa, Ilson de Oliveira, que levou a esposa Sueli para prestigiar a apresentação.

Alegria - Oficialmente o aniversário do Porto de Paranaguá é comemorado neste dia 17 de março. No entanto, a festa foi antecipada para o domingo (16), para que mais pessoas pudessem prestigiar o concerto. No ano passado, a orquestra apresentou-se em Paranaguá, num palco montado ao lado da sede administrativa da Appa. Porém, a chuva e o vento prejudicaram a apresentação.

“Neste ano contamos com uma estrutura adequada que é o próprio Teatro, a casa da Orquestra Sinfônica do Paraná. Para nós, é um prazer tocar para este público e homenagear o aniversário do Porto pela segunda vez consecutiva”, comentou o maestro titular e diretor artístico da Orquestra, Alessandro Sangiorgi, que regeu a orquestra.

“Para nós foi motivo de grande alegria receber os amigos de Paranaguá em nossa casa. Acho importante marcar o aniversário da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina em grande gala, particularmente neste ano, de muito sucesso da APPA na administração portuária, e que se comemora os 200 anos da abertura dos portos brasileiros”, destacou Marisa Villela, diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.