Comunicado – atualização do cronograma das obras de derrocagem 21/12/2023 - 16:54

A Portos do Paraná informa nova atualização do cronograma das obras de derrocagem.  Neste primeiro momento cumpre informar que ocorrerá o desmonte mecânico, com previsão para início dia 27 de dezembro de 2023. Neste primeiro momento, cumpre informar que a obra será realizada com desmonte mecânico, remoção do material rochoso e perfurações, sem a realização de detonações. Após, apenas nos locais onde for identificada a necessidade, serão realizadas detonações pontuais, em pontos localizados dentro do canal de acesso dos Portos do Paraná. Havendo essa situação, realizaremos novo comunicado.

 Sobre o andamento das obras, comunicamos que, após minuciosa vistoria desta Autoridade Portuária estamos em fase avançada de conclusão, em vias de atingir a profundidade de segurança prevista. Sobre o ponto, reforçamos que atingir a profundidade aprovada pelo órgão ambiental nas áreas propostas para derrocagem é essencial para promover a segurança da navegação e, consequentemente, diminuir a chance de ocorrência de acidentes e de emergências ambientais.

Todas as medidas de segurança e programas de monitoramento, controle e mitigação ambiental dos impactos advindos do empreendimento, seguem em execução de acordo com as orientações do órgão ambiental licenciador (Ibama - Licença de Instalação nº 1144/2016, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do porto de Paranaguá).

A empresa pública reafirma o compromisso em comunicar com maior transparência, a população durante o andamento de toda a obra. Para isso, mantém os canais oficiais da Portos do Paraná permanentemente atualizados.

Outras informações estão disponíveis em:  http://www.portosdoparana.pr.gov.br/Pagina/Saiba-mais-sobre-derrocagem