Comitiva da Portos do Paraná participa de intercâmbio em Barcelona 27/02/2024 - 15:16

Palestras, visitas e trocas de experiência estiveram na programação de cinco dias de curso de logística em dos principais portos europeus

A Portos do Paraná esteve representada, em conjunto com integrantes de outros portos brasileiros e também de Angola, no Curso Internacional em Gestão Portuária e Visita Técnica ao Porto de Barcelona, entre 19 e 23 deste mês. Foram cinco dias intensos de aprendizado e troca de experiências em um dos principais portos europeus de cargas e referência em termos de navios de cruzeiros no Velho Mundo.

Desenvolvido pela Escuela Europea, a atividade visa fomentar a inovação e a eficiência no setor portuário.

“Foram palestras diárias e visitas. Tivemos palestras a respeito de como o Porto de Barcelona trata a logística e outros assuntos também e visitas aos terminais de contêineres e veículos e centro de distribuição por modais rodoviários e ferroviários, que partem para toda a Europa. O Porto de Barcelona é o quarto maior em termos de navios de cruzeiros do Mundo”, destacou o engenheiro Luiz Teixeira.

Toda a organização da comitiva ficou por conta da equipe da FAPEU (Fundação de Pesquisa e Extensão Universitária) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também do CIDESPORT (Congresso Internacional de Desempenho Portuário). Além de integrantes da Portos do Paraná, estiveram presentes representantes do Centro Paula Souza – FATEC Americana, Porto de Suape, Companhia Docas da Bahia (CODEBA) e Terminal Management Society de Angola.

“O curso foi dado na Escola que fica no próprio Porto e nos deu uma visão de como o Porto de Barcelona trata a logística e de como nós estamos. Em alguns pontos nós estamos até mais adiantados do que eles, mas temos muitas coisas para aprender. Fizemos um intercâmbio muito bom, passamos algumas informações para eles e também aproveitamos bastante do que eles nos passaram”, apontou Teixeira.

Para o gerente da Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), César Kamakawa, foi a oportunidade de conferir de perto como os espanhóis têm lidado com a vigilância da atividade.

“A capacitação em Barcelona trouxe uma grata constatação de que não só a Unidade de Segurança, mas a Portos do Paraná está navegando em ventos favoráveis, para fazer frente perante os desafios do comércio mundial. O que nós praticamos, em termos cooperativos e colaborativos, é muito enfatizado no dia a dia do Porto de Barcelona, além de um claro alinhamento dos colaboradores em relação ao plano estratégico do porto espanhol”, analisou.

Segundo o Agente da UASP, Eduardo Domanski, conhecer o funcionamento, estrutura e organização do Porto de Barcelona foi uma oportunidade profissional extremamente valiosa.

“As suas práticas de segurança portuária, por exemplo, servirão como métrica comparativa do nosso desempenho aqui na Portos do Paraná. A expectativa agora é poder trazer o conhecimento adquirido no porto espanhol para melhoria de alguns processos em que estejamos envolvidos aqui na empresa. Questões que estão ganhando maturidade aqui poderão ser melhor abordadas com a visão que conhecemos lá, a exemplo do fomento à inovação e da transformação digital no ambiente portuário”, comparou.

Na visão da técnica portuária Allana Cristine da Silva, ter feito esse intercâmbio foi bastante enriquecedor. “Em Barcelona tive a oportunidade de conhecer um porto que possui como visão e missão a sustentabilidade econômica, social e ambiental e que assim, busca estar constantemente evoluindo suas atividades logísticas em conjunto com a comunidade portuária. Foi realmente uma experiência incrível de networking, do qual agregou sem dúvidas ainda mais conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional a todos que tiveram a oportunidade de estar lá”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS