Colaboradoras da Portos do Paraná participam de evento sobre o sagrado da mulher 15/03/2024 - 19:13

Psicóloga aborda aspectos físicos e mentais como a força da mulher e a importância do processo de cura interior para o autoconhecimento

No mês em homenagem às mulheres, colaboradoras da Portos do Paraná participaram da palestra “Ser mulher é ser sagrada”, com a psicóloga Thayane Leonardi. O evento, organizado pela presidência da Portos do Paraná, aconteceu nesta sexta-feira (15) no Palácio Taguaré, e apresentou o olhar histórico da mulher sagrada, que promove ensinamentos sobre aspectos físicos e mentais, com destaque para a força da mulher e a necessidade do processo de cura interior, principalmente em relação às cobranças sociais, para alcançar o autoconhecimento.

“É importante a gente recuperar o orgulho de ser mulher, não porque nós somos melhores ou piores, mas porque nós somos especificamente mulheres. Então eu convido todo mundo a refletir sobre o que é ser mulher para si, o que é ser uma mulher saudável para si e o quanto a vida que está vivendo te aproxima ou te afasta disso”, enfatizou Thayane, que é formada em psicologia clínica, analítica, positiva e corporal com especialização em psicologia da mulher e do feminino.

O público destacou a relevância do evento. “A área portuária ainda é extremamente masculina, profissionalmente o público masculino domina, mas nós, mulheres, estamos gradativamente alcançando os nossos espaços. E nós temos uma administração hoje no Porto que reconhece e valoriza essa participação”, destacou a gerente de gestão de pessoas da Portos do Paraná, Melissa de Paula.

Ao fim do encontro, empresária da Kopenhagen Paranaguá, Deisy Cristina de Moura, disponibilizou chocolates para serem sorteados. “É um presente para as mulheres, o chocolate libera o hormônio da felicidade e a ideia foi trazer alegria ao evento, que foi super legal”, destacou Deisy.

A estagiária, Jhenyfer dos Santos Miquelim, foi uma das presenteadas no sorteio e que elogiou a palestra. “Eu achei muito interessante a fala da Thayane, pois abordou muitos assuntos que eu nem pensava, histórias que eu nem imaginava que tinham por trás de tudo isso, de ser mulher. E aqui temos mulheres de todas as idades, que poderão passar pra frente todos os conhecimentos adquiridos hoje”, destacou Jhenyfer.

Ações para mulheres

Além da ação do mês das mulheres, a Portos do Paraná também incentiva a inserção do público feminino no mercado de trabalho portuário. Em 2024, a Portos do Paraná foi palco da formatura de 15 mulheres no curso de Operadora de Empilhadeira. Algumas delas, inclusive, foram convocadas para oportunidades de emprego.

Outra iniciativa são os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná. Em parceria com a Prefeitura de Paranaguá e o Sesc, moradoras do litoral paranaense participam de cursos gratuitos de corte e costura.