Café com Saúde inicia na Portos do Paraná com Setembro Amarelo como tema 20/09/2023 - 16:47

Ação faz parte do calendário de eventos na área que a empresa pública vai apresentar a seus empregados e tem o objetivo de alertar e conscientizar sobre doenças que afetam tanto a vida pessoal quanto profissional

A Portos do Paraná iniciou nesta quarta-feira, dia 20, um encontro periódico que pretende aproximar o seu empregado de temas importantes para o bem estar de todos. Aproveitando o Setembro Amarelo, a empresa pública trouxe um tema da saúde mental para o primeiro Café com Saúde. No auditório Emir Roth, uma palestra/conversa incentivou a todos a interagirem e trocarem experiências que possam ajudar a identificar possíveis sinais de que o próprio funcionário ou pessoas próximas a ele precisam de ajuda.

“Este evento é um conjunto de esforços entre setores da Portos do Paraná como a Presidência, Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho e a Gerência de Gestão de Pessoas, em conjunto com a PME (Paraná Medicina Empresarial), a qual contribuiu muito para a realização deste primeiro Café com Saúde, proporcionando conhecimento sobre o Setembro Amarelo e esclarecendo dúvidas sobre as doenças mentais, que acredito que seja a doença do Século XXI”, destaca Miguel Nasser Bisneto, Coordenador de Assistência Médica e Social.

Para a psicóloga Raquel Modelli, este tipo de evento é importante para a conscientização sobre a importância de prevenção das doenças e transtornos mentais. “Desmistificar que não é só louco que tem, que procura, que existem várias doenças que existem e que circulam no nosso meio, então precisamos prevenir para que não cheguem no ponto máximo, que é o suicídio, e, por isso, temos que investir na prevenção”, aponta.

Na visão dela, esses encontros são necessários, mesmo que muitos se sintam inibidos. “Até para abrir as pessoas e perceberam a importância que elas têm no ambiente em que elas estão inseridas”, analisa. E, quem sentir necessidade de uma consulta a respeito pode ir até o ambulatório (anexo ao Palácio Taguaré) e conversar com o médico Heriberto Westphalen, que pode fazer o encaminhamento para um profissional da área.

Nos próximos meses, novos encontros e outros temas devem ser abordados. “A ideia é produzir mais palestras e rodas de conversa em que os empregados possam interagir com os palestrantes e profissionais de saúde e fazer um formato diferente que não fique monótono e que possam beneficiar os nossos funcionários com muito conhecimento”, finaliza Miguel.

GALERIA DE IMAGENS