Analistas da Portos do Paraná apresentam trabalho em livro lançado nacionalmente 15/03/2023 - 18:28

Biólogas Andréa Almeida e Juliana Vendrami estão na coletânea “Porto, Mar e Comércio Internacional Por Elas”, lançado por associação que reúne lideranças femininas do setor de shipping e comércio exterior

As biólogas Andréa Almeida e Juliana Vendrami, analistas da Portos do Paraná, realizaram o lançamento regional do livro “Porto, Mar e Comércio Internacional Por Elas” nesta quarta-feria (15), na Portos do Paraná. O evento realizado no Estado, integra as ações nacionais de lançamento da obra.

As profissionais da empresa pública publicaram artigos na coletânea de textos lançado pela Wista Brazil, parte da WISTA Internacional (Women's Internacional Shopping and Trading Association), associação mundial que reúne lideranças femininas da área portuária. A publicação ainda terá programação de apresentação em outras cidades brasileiras.

O diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, que fez questão de prestigiar o lançamento, destacou a importância da obra para enriquecer a literatura e colaborar para a equidade o setor.

“Este trabalho não é feito de uma mulher para outras mulheres, é um material técnico produzido para o setor portuário e demonstra a capacidade plena de todo um conjunto de mulheres que contribuíram na elaboração e num ambiente cada vez menos masculinizado porque a mulher não tem nenhuma diferença em sentar em qualquer cadeira e discutir”, elogiou.

O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, ressaltou a qualidade do trabalho das duas analistas, integrantes do time. “O nosso quadro na Diretoria de Meio Ambiente é muito técnico e as duas são do mais alto gabarito e são técnicas muito competentes no serviço que fazem e quero parabenizar e deixar aqui reconhecido esse trabalho das duas”, disse.

“É com muito orgulho que a WISTA Brazil está lançando este livro, porque, além da carência de publicações para o setor, a maioria das publicações e de participações em eventos contavam com mais homens e esse livro foi uma idealização do Grupo de Trabalho de Ports, Shipping and Trading dentro da WISTA Brazil”, apontou Andréa.

Para Juliana, o livro é importante para a voz feminina entrando num meio tipicamente masculino. “A gente está trazendo essa luta porque algumas mulheres podem achar que não têm tanto conhecimento, mas elas são tão competentes quanto os homens e esse livro é uma forma de dar esse pontapé inicial de divulgar um pouco mais o trabalho feminino e a nossa força nessa luta”, destacou.

REPRESENTATIVIDADE - De acordo com a diretora executiva do OGMO Paranaguá e fundadora do comitê Mulheres e Portos, Shana Carolina Bertol, o livro “Por Elas” vem enriquecer a literatura para quem atua e quer conhecer mais sobre a área. “A gente tem uma carência no setor de uma construção doutrinária voltada seja para portuário, marítimo ou aduaneiro e a gente percebe numa obra dessa, de tamanha magnitude, construída e desenvolvida por mulheres, então é um orgulho porque não é o gênero que nos diferencia, mas sim o mérito, a competência retratada nesse livro”, destacou.

Enquanto isso, a vereadora Isabelle Dias apontou o destaque que as mulheres ganham com esta obra. “Nós somos importantes, somos especiais e mostramos a nossa capacidade. Eu sou mulher, eu também posso, nós podemos e vocês podem e vocês têm mostrado através dessa autoria a representatividade da mulher e aqui eu digo que a mulher surda, a mulher negra, a mulher deficiente e estamos em pé de igualdade e motivo outras mulheres a se engajarem”, elogiou.

Também participaram do lançamento, o capitão José Marcos Kascharowski e a e Terceiro Sargento Isabela Lisboa Mendes, reapresentando as mulheres militares, ambos pela Capitania dos Portos do Paraná. Representando a Comissão da Mulher Advogada da OAB Paranaguá, Evelyn Lenzi, esteve presente.

ARTIGOS - Segundo as biólogas da Portos do Paraná, o foco nos artigos escritos por elas foram o modal aquaviário. “O primeiro artigo que a gente escreveu foi sobre os impactos ambientais do modal e a importância dos licenciamentos ambientais. O modal é visto como o de menor impacto, que não é tão visível quanto o de uma rodovia, mas existe”, revelou Andréa.

Já o segundo texto trata da importância da preparação dos portos para atendimento à fauna em caso de emergências ambientais. “Esse é um trabalho que a gente também desenvolve aqui na Portos do Paraná, sendo importante a preparação para o atendimento caso ocorra uma emergência, assim como o trabalho de gestão de riscos para não acontecer”, acrescentou Andréa.

OBRA – O livro lançado, em primeira mão, na Portos do Paraná, é uma coletânea de textos, artigos científicos da área, elaborados exclusivamente por integrantes do Grupo de Trabalho de Portos, da WISTA BRAZIL. A organização é de Flávia Nico Vascolncelos e Luciana Cardoso Guerise.

Na sequência, já a partir de amanhã (16), também haverá eventos de lançamento nas cidades de Santos, Brasília, São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.

Mais informações podem ser obtidas através do perfil da WISTA Brazil https://www.linkedin.com/company/wista-brazil/.