Alunos premiados do Porto Escola navegam pela Baía de Paranaguá 14/12/2023 - 15:11

Desde 2015, mais de 12 mil alunos já participaram do projeto que realiza visitas guiadas no porto

Alunos de Paranaguá e Antonina foram premiados pela Portos do Paraná durante cerimônia de encerramento da 2ª edição do projeto Porto Escola 2023. O Concurso de Desenho com Frase aconteceu nesta quarta-feira (13), no auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré.

O Porto Escola é um convênio da Portos do Paraná com as prefeituras de Paranaguá e Antonina pra atender os alunos dos 5º anos das escolas municipais. Semanalmente, os estudantes conhecem os portos de Paranaguá e Antonina e realizam uma visita guiada ao cais para acompanhar as operações, visualizar os navios e conhecer a estrutura portuária.

Após a entrega dos prêmios, que é o próprio desenho e frase impressos em placas gráficas, os vencedores realizaram um passeio de barco pela Baía de Paranaguá. Este ano, o projeto atendeu todas as escolas municipais de Paranaguá e Antonina, que contabilizam 56 no total. Desde o início, em 2015, mais de 12 mil alunos participaram do projeto.

Segundo a bióloga da Portos do Paraná e responsável pelo programa, Jaqueline Dittrich, o Porto Escola é considerado uma ação voluntária da Portos do Paraná. Ou seja, não é uma exigência de licenciamento ambiental, mas sim uma ação que a autoridade portuária aplica na cidade para abrir espaço para as crianças conhecerem o porto e saberem como funciona a rotina da atividade portuária, a principal do município.

“É muito legal receber a visita deles aqui, porque surgem muitos questionamentos diferentes. Tem muitos que o sonho da vida era conhecer o Porto, e a gente está realizando este sonho com o projeto”, comentou Dittrich.

A professora da Escola Municipal Tiradentes, Andréia Mantovani, aprovou a experiência. "Meus alunos são muito criativos, amei mesmo. A maioria dos pais dos alunos trabalham no Porto, então todos reconheceram o local. Foi uma experiência muito bonita e eles gostaram muito, ficaram muito emocionados”. A aluna do 5º ano da Escola Municipal José Chemure, Letícia dos Santos, adorou o passeio. “Eu gostei muito de ver a maré, olhar os golfinhos e olhar os barcos”, disse.

Entre os temas abordados com os alunos que visitam o porto ao longo do ano estão o meio ambiente, a importância econômica e social do porto e a história dos portos e dos municípios. Eles também aprendem noções básicas sobre as regras de saúde e segurança e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Além da parceria com a secretaria municipal de Educação, o projeto Porto Escola conta com o apoio das empresas aLBriggs, Cia Ambiental, Paranaguá Pilots, Pasa, PME e Porto Ponta do Félix.

Para conhecer os vencedores do concurso e suas respectivas escolas, clicando neste link https://www.portosdoparana.pr.gov.br/Meio-Ambiente/Pagina/CONCURSO-DE-DESENHOS-2o-SEMESTRE-DE-2023