Alunos dos cursos de artesanato e gastronomia da Portos do Paraná participam de feira no SESC 07/12/2023 - 17:28

As aulas profissionalizantes desenvolvidas junto às comunidades da área de influência dos portos paranaenses devem seguir em 2024

Alunos dos cursos gratuitos de artesanato e gastronomia da Portos do Paraná participaram da Feira de Artesanato no SESC, realizada nesta quinta-feira (07). As tradicionais aulas são oferecidas, em parceria com o SESC, para as comunidades da área de influência da Portos do Paraná.

“São cursos de corte e costura; de produção de geleias, compotas, bolachas e pães. Com a parceria do SESC e SENAC podemos oferecer mais uma alternativa de renda para a comunidade”, destacou Jaqueline Dittrich, bióloga da Portos do Paraná. As comunidades atendidas até o momento foram Amparo, Eufrasina, Ilha dos Valadares e Piaçaguera.

A professora Carla Callegari foi uma das visitantes da feira e conheceu um pouco sobre o processo criativo para elaboração das peças, muitas construídas a partir da reciclagem. Entre os materiais em exposição estavam tamancos de fandango, que foram resgatados em uma praia e transformados em vasos para plantas. Um casco de tartaruga também se transformou em arte. “É muito legal, porque não é simplesmente uma peça, né? É uma história atrás desse artesanato feito por estas mulheres, né? É cada peça linda, cada história linda!”, relatou Carla.

Uma das expositoras foi a educadora infantil, Michele Rosa, moradora da Ilha dos Valadares, que participou do curso de corte e costura. Durante a feira, Michele expôs diversos produtos que produziu como laços, roupas de bebê, trufas, bolos de pote, alfajor e sobremesa de morango.

Emocionada, ela relatou que o curso foi um grande apoio para superar momentos difíceis. “Eu perdi minha mãe faz um ano e a minha vontade era de ficar em casa. Eu ia acabar entrando numa depressão, mas nas aulas descobri amizades, pessoas maravilhosas. Esse curso trouxe pra mim uma solução pra que eu não ficasse dessa forma. Nem sei se estaria aqui hoje caso eu continuasse do jeito que estava”, contou Michele.

Os cursos profissionalizantes fazem parte do Programa de Educação Ambiental e em 2024 seguirá ofertando aulas gratuitas. Além das aulas, a Portos do Paraná conta com diversos projetos socioambientais e obras sociais como a entrega de sete trapiches e a previsão de construção de mais seis para as comunidades locais.

GALERIA DE IMAGENS