Acordo coletivo de trabalho prevê 27,14% de reposição salarial para Arrumadores do Porto de Paranaguá 11/08/2011 - 15:50

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e o Sindicato dos Arrumadores e Trabalhadores Portuários Avulsos nos Serviços de Capatazia nos Portos de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindacapp) assinaram, na manhã desta quinta-feira (11), na sede da Appa, um acordo coletivo de trabalho que prevê reposição salarial de 27,14% para a categoria. Desde 2009, os cerca de 700 trabalhadores filiados ao Sindicato dos Arrumadores, estão sem reajuste salarial.

O acordo prevê ainda a ampliação do campo profissional dos Arrumadores que, além de operarem ônibus e tratores, agora poderão trabalhar na operação de shiploaders e na amarração.

“Este acordo coletivo representa mais um avanço na relação entre o governo do Paraná e os trabalhadores portuários. Estamos imprimindo aqui na Appa um novo modelo de gestão, o modelo do governador Beto Richa, que acredita no diálogo e que coloca sempre em primeiro lugar o ganho e o bem estar dos trabalhadores”, afirma o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

“Este é um ganho tremendo. Além da reposição salarial, a ampliação do campo de trabalho foi sensacional. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e à superintendência da Appa. É isso que o trabalhador portuário mais almeja: trabalhar mais e ganhar mais. E o trabalhador vai gastar este dinheiro na cidade. Todo mundo ganha com isso”, afirmou o presidente do Sindicato dos Arrumadores, Marcos Mauricio Rodrigues.

No primeiro semestre deste ano, o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), já registrou 18% no aumento da renda dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) e 38% de crescimento na oferta de trabalho. A alta foi conseqüência direta do aumento na movimentação de mercadorias que, no primeiro semestre de 2011, cresceu na ordem de 13% nos portos paranaenses.

“Quando os trabalhadores ganham melhor, o porto também ganha. Assim teremos melhores serviços e melhor condição de vida em Paranaguá. Por conseqüência, o Porto também melhora”, afirma Maron.

Para que os arrumadores possam atender as novas fainas de trabalho, vão ser promovidos cursos através do Ogmo para capacitar a categoria. Com isso, o porto poderá requisitar trabalhadores do Sindicato para exercer estes trabalhos.

Galeria de Imagens