Abril Verde da Portos do Paraná tem como tema o “Cuidado Ativo, por mim e por você” 12/04/2023 - 15:40

Evento tem a missão de difundir a cultura da prevenção de acidentes. Serão feitas abordagens preventivas com trabalhadores, diálogos, sorteio de uma TV e um grande evento, na entrada principal para o cais, dia 25.

A empresa pública Portos do Paraná adere ao Abril Verde, mês focado na segurança do trabalho, com a missão de difundir a cultura da prevenção de acidentes no ambiente portuário. Serão feitas abordagens preventivas com trabalhadores, diálogos, sorteio de uma TV e um grande evento na entrada principal de pessoas para o cais, no próximo dia 25.

O tema deste ano é “Cuidado Ativo, por mim e por você”. Segundo o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, João Paulo Santana, o foco é alertar o trabalhador da necessidade de se proteger e proteger o colega ao lado. “Por si próprio e também pelas pessoas que ama, sua família, filhos, amigos”, diz.

"A intenção é que todos entendam que é preciso adotar práticas preventivas, não porque tem algum fiscal olhando e exigindo, mas porque é um cuidado com a sua vida e uma forma de cuidar também do colega e de quem te espera em casa”.

Ao longo deste mês, vários diálogos de segurança, abordagens de conscientização preventivas e conversas com trabalhadores da faixa portuária estão ocorrendo. Todos que forem reconhecidos executando uma prática segura irão receber um adesivo verde para colar nos seus capacetes, com a mensagem central da campanha: ‘Cuidado Ativo, por mim e por você’. “Ao final do mês, esses trabalhadores irão participar de um sorteio de uma TV 32", conta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

Para Shana Bertol, diretora executiva do OGMO de Paranaguá (órgão de gestão de mão de obra do trabalho portuário), é necessário que todos caminhem juntos, trabalhando na conscientização quanto à importância das medidas preventivas para que se possa evitar acidentes de trabalho na faixa portuária. “Vamos resguardar nosso bem maior, que é a vida do trabalhador”.

SAÚDE NOS PORTOS - Está programado para dia 25, das 7h às 15h, o Saúde nos Portos, evento que leva atendimentos de saúde bucal, mental, corporal, informações sobre saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Acontece em parceria com o OGMO Paranaguá e sistema Sest/Senat, em frente ao edifício Dom Pedro II.

HISTÓRIA -  O mês de abril foi escolhido com base no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, que acontece no dia 28. A data faz alusão às 78 vítimas de uma explosão na cidade de Farmington, Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

GALERIA DE IMAGENS