Equipe comemora entrega da modernização do Berço 201 23/09/2020 - 11:55

A obra de modernização do Berço 201 ampliou a extensão do cais do Porto de Paranaguá em mais 100 metros. O prolongamento permitirá a atracação de navios maiores e deve aumentar em até 140% a capacidade de movimentação no local. O projeto reuniu uma equipe multidisciplinar, com funcionários da Diretoria de Engenharia, Operações e Meio Ambiente.

O gestor do empreendimento, o engenheiro Victor Kengo, contou um pouco sobre o desafio do trabalho entregue na última terça-feira (23). “Foi uma obra complexa, que envolveu aspectos Civis, Eletromecânicos, Operacionais, Ambientais e Segurança do Trabalho. Além disso, uma das premissas era construir a nova área, em paralelo a operação do antigo berço 201”, conta.

“Nossa preocupação era não impactar a movimentação no berço durante as obras e manter os índices de produtividade até que a modernização e ampliação fossem concluídas”, revela.

Além de prolongar o cais, foram instalados equipamentos que elevam a capacidade anual de movimentação de carga do berço - dos atuais 2,5 milhões para 6 milhões de toneladas de grãos por ano. Também foram integralmente substituídas as correias transportadoras de grãos e o local recebeu dois novos shiploaders, mais modernos e interligados aos terminais localizados na região oeste do porto, em um novo sistema de exportação de granéis sólidos.

RECONHECIMENTO: O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, agradeceu aos funcionários que trabalharam na obra. “O trabalho e a qualificação do nosso quadro técnico é reconhecido em todo país. O empenho de cada um é essencial para nossos portos e fundamental para os resultados que temos obtido”, destaca.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior também agradeceu à equipe e fez questão de tirar uma foto com os engenheiros. Na imagem, estão com o governador os funcionários: Rhuan de Oliveira, Jean Michel Suveges, Gustavo Madalozo Laffite, Guilherme Luis Goncalves de Souza, Bruna Calloni, Jamile Elias e Victor Yugo Kengo; juntamente com o secretário de Estado da Infraestrutura, Sandro Alex, o presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, e o Diretor de Operações, Luiz Teixeira Junior.

No contrato da remodelação do 201, participaram os fiscais: Marcell Guther Villatore, Lucas Gomes Gonçalves, Jean Michel Suveges e Giovani Carlos Sehaber (todos da Diretoria de Manutenção e Engenharia); Thales Schwanka Trevisan, Juliana Lopes Vendrami e Felipe Zacharias (Diretoria de Meio Ambiente) e Mauricio Roberto da Silva (Diretoria de Operações Portuárias).