Programa de Compensação da Atividade Pesqueira

O Programa de Compensação da atividade pesqueira insere-se no âmbito da Licença de Instalação da Dragagem de Aprofundamento L.I. 1144/2016. A Empresa Pública Portos do Paraná, afirmou o compromisso de estudar, projetar, construir, ampliar e/ou reformar píeres/trapiches nas comunidades inseridas na área de influência direta do empreendimento.

Foram realizadas reuniões com membros das comunidades para averiguar a demanda a respeito dos trapiches. Foi criado, também, o Grupo de Trabalho Participativo com representação de diversas instituições para acompanhar o programa de compensação.

Os projetos básicos e executivos já foram contratados e estão em fase final de elaboração. Ao todo serão 14 comunidades beneficiadas, 9 com reformas e outras 5 com a construção de novas estruturas náuticas.

Serão reformados os trapiches nas comunidades de Amparo, Europinha, Eufrasina, Ilha do Mel (Brasília e Encantadas), Ilha do Teixeira, Piaçaguera, Rocio e Vila Maciel.

Novas estruturas serão construídas na Ilha dos Valadares (um no mar de fora e outro próximo à passarela), em Pontal do Sul (Vila dos Pescadores) e em Antonina (na Ponta da Pita e no Portinho).