Programa de Recuperação de Áreas Degradadas

O Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas para a APA de Guaraqueçaba – PRAD, insere-se no âmbito da Licença de Instalação da Dragagem de Aprofundamento do Porto de Paranaguá - L.I. 1144/2016 - IBAMA, e está previsto na Autorização para Licenciamento Ambiental - ALA nº 10/2012 do ICMBio.

O PRAD é uma medida compensatória de caráter restaurador, com foco na recomposição vegetal, através de sistemas agroflorestais, de áreas degradadas pela atividade antrópica, principalmente as Áreas de Preservação Permanente dos rios que drenam para o Complexo Estuarino de Paranaguá. Objetiva a redução dos processos erosivos que resultam na produção e acúmulo de sedimentos, ocasionando o assoreamento das vias de navegação.

Para definição das áreas prioritárias para recuperação foi realizado um estudo de susceptibilidade pedológica à erosão. Para tal foram gerados indicadores levando em consideração as características do solo, relevo, regime hídrico além da presença e caracterização da cobertura vegetal.

Estão previstas ações participativas para recuperação vegetal através de Sistemas Agroflorestais das APPs nas bacias hidrográficas do Rio Cacatu, Rio Cachoeira, Rio Faisqueira e Rio Pequeno. O programa também prevê ações de educação ambiental e apoio para regularização ambiental de pequenos e médios proprietários rurais.

O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Biogeografia e Solos da Universidade Federal do Paraná em Parceria com a Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina sob coordenação da Universidade Federal Fluminense e contou com apoio financeiro da Secretaria Nacional de Portos. Para sua implementação, o PRAD necessita ser aprovado pelo ICMBio e IBAMA.