• 1840
  • 1853
  • 1873
  • 1880
  • 1885
  • 1894
  • 1911
  • 1920
  • 1928
  • 1934
  • 1936
  • 1946
  • 1947
  • 1955
  • 1955
  • 1963
  • 1965
  • 1971
  • 1971
  • 1973
  • 1975
  • 1975
  • 1976
  • 1977
  • 1983
  • 1985
  • 1992
  • 1998
  • 2000
  • 2000
  • 2001
  • 2007
  • 2012
  • 2013
  • 2012
  • 2012
  • 1840

    Nessa época, as embarcações chegavam e saíam das barrancas do Rio Taguaré (Itiberê).

  • 1853

    Criada a Capitania do Porto de Paranaguá, em 1° de outubro.

  • 1873

    Porto ganhou o nome de Dom Pedro II.



    Na imagem, uma foto da época, legendada, mostra a linha de bonde com destino ao Porto Dom Pedro II.
  • 1880

    Dom Pedro II chega a Paranaguá, com sua comitiva.

  • 1885

    Porto de Paranaguá é estabelecido como o marco zero da linha férrea.

  • 1894

    Porto de Paranaguá é tomado pelos federalistas, parte da navegação é paralisada.



    Navio Adolpho Barros da Esquadra Brasileira afundado no Rio Itibere.
  • 1911

    Nova alfândega é inaugurada na Avenida José Lobo.

  • 1920

    Porto de Paranaguá começa o Ciclo da Exportação de madeira.

  • 1928

    Lançado 1° caixão construído com concreto armado, projetado para formar os segmentos do cais de Paranaguá.

  • 1934

    O vapor Comandante Alcídio atraca no novo porto ainda em obras. Extraoficialmente, foi o primeiro navio.

  • 1936

    Porto recebe o primeiro navio estrangeiro: o inglês Somme.

  • 1946

    Cais de inflamáveis, com 150 metros, construído desde o início da década, começa a operar.

  • 1947

    Ampliação de 270 metros do cais do Porto de Paranaguá.

  • 1955

    O ciclo da madeira, como principal produto de exportação, se encerra e dá lugar ao ciclo do café.

  • 1955

    Concluída a ampliação de 500 metros de cais a leste.

  • 1963

    Porto atinge 1 milhão de toneladas movimentadas.

  • 1965

    Porto de Paranaguá é o Maior Exportador de Café do Mundo. Na foto, governador Paulo Pimentel posa com a saca de nº 6 milhões exportada para os EUA.

  • 1971

    Obras de ampliação do cais comercial em 516 metros.

  • 1971

    Lei estadual integra o Porto de Antonina ao de Paranaguá, administrados pela Appa (autarquia criada em 68).

  • 1973

    Presidente Médici inaugura o Corredor de Exportação: 516m de cais, moega, correias, dois shiploaders e quatro silos horizontais.

  • 1975

    Construído Oleoduto ligando o cais de inflamáveis à refinaria da Petrobras em Araucária.

  • 1975

    Nesse mesmo ano, o Porto recebe materiais para a construção da usina de Itaipu.

  • 1976

    Em novembro é inaugurado o Canal da Galheta, já dragado e em uso.
    O primeiro navio Roll on/Roll o a atracar no porto é o Navio Superpesa.
    Inauguração de quatro silos da Cotriguaçu, com a presença do presidente Geisel e do governador Jayme Canet.

  • 1977

    Criado o Pátio de Triagem para receber os caminhões graneleiros.

  • 1983

    Engenheiros Kozo Kawata e Paulo Wanke recebem prêmio da Portobrás, pelo projeto de duplicação da capacidade da moega do silo público (foto).

  • 1985

    Criada a Guarda Portuária. Primeira turma começa a trabalhar em 1987.

  • 1992

    De 1987 até esta data, Porto ganha mais 510 metros de cais.

  • 1998

    É inaugurado o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

  • 2000

    Porto de Paranaguá chega aos 65 anos como o segundo maior porto do Brasil.

  • 2000

    Porto de Paranaguá recebe, da Associação Internacional de Portos, placa de ouro pelos avanços tecnológicos.

  • 2001

    Criado o Carga On Line – sistema de gestão do fluxo de caminhões.

  • 2007

    Porto de Paranaguá é líder na exportação de grãos na América Latina.

  • 2012

    Porto recebe o maior navio de sua história: o Cosco Vietnan, com 334 metros e capacidade para até 8 mil contêineres.

  • 2013

    Porto obtém sua primeira licença ambiental de operação.

    Iniciada maior dragagem da história dos portos abrangendo canais de acesso, berços e baias de evolução.

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