• 1856
  • 1870
  • 1880
  • 1882
  • 1904
  • 1914
  • 1917
  • 1926
  • 1930
  • 1940
  • 1942
  • 1945
  • 1955
  • 1958
  • 1960
  • 1964
  • 1968
  • 1971
  • 1972
  • 1985
  • 1989
  • 1992
  • 1999
  • 2001
  • 2007
  • 2011
  • 2012
  • 2013
  • 2013
  • 2013
  • 1856

    Construído o 1º trapiche em Antonina e estabelecida a linha regular de navios a vapor de Antonina à Paranaguá.

  • 1870

    Almirante Barão de Teffé intercede pela ferrovia de Antonina junto ao Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

  • 1880

    Dom Pedro II chega a Antonina, com sua comitiva, a bordo do navio Rio Grande.

  • 1882

    Inaugurado o ramal ferroviário entre Antonina e Morretes (16 km), melhorando a logística do Porto.

  • 1904

    A família Matarazzo adquire terras em Antonina, para construção do Complexo Industrial Matarazzo, intesificando a atividade econômica da região.

  • 1914

    A família Matarazzo adquire terras em Antonina, para construção do Complexo Industrial Matarazzo, intesificando a atividade econômica da região.

  • 1917

    Concluídas as instalações portuárias, incluindo edificações industriais e casas para os funcionários do porto de Antonina.

  • 1926

    Antonina é o primeiro porto em movimentação de mate. No geral das exportações, é o quarto maior porto do Brasil.

  • 1930

    Com a queda da produção de Erva Mate e a Segunda Guerra, o Porto perde força.

  • 1940

    Com a queda da produção de Erva Mate e a Segunda Guerra, o Porto perde força.

  • 1942

    Antoninenses levam ao presidente pedido dapopulação para manter serviços de cabotagem da Loyd Brasileiro e Costeira no município. Pedido é atendido.



    Na foto, o escoteiro Milton Oribe, com Manoel cabras e Alberto Shtorache Jr., entregam o pedido ao presidente Getúlio Vargas.
  • 1945

    Firma Norte Americana exporta minério de ferro pelo Porto de Antonina (Segundo Revista Panorama de Março de 1970 a US$ 10 a tonelada)

  • 1955

    Navio francês Crozon recebe primeiro carregamento de mineiro de ferro das jazidas do municipio.

  • 1958

    Prédio da Capitania dos Portos é inaugurado em Antonina.

  • 1960

    Liberada a exportação de Café pelo Porto de Antonina. Nessa época o Porto já contava com 318 estivadores.

  • 1964

    Decreto estadual desapropria instalações da agência marítima Whiters & CIA e dá ao Estado direito e atribuições dos serviços portuários de Antonina.

  • 1968

    Neste ano Porto exportou quase 248 mil toneladas e importou 106 mil.

  • 1971

    O Porto de Antonina se une ao de Paranaguá – sob a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

  • 1972

    O Matarazzo fecha suas portas.

  • 1985

    Criada a Guarda Portuária.

  • 1989

    Porto de Antonina começa a receber carga de adubo e sal.

  • 1992

    Em abril, Estado anuncia início da dragagem do canal de acesso ao Porto de Antonina.

  • 1999

    Terminais de cargas da Ponta do Felix começam a operar.

  • 2001

    Inauguração do Terminal Frogorificado.

  • 2007

    Embargos da Rússia à carne brasileira paralisam as exportações de carga pelo Porto de Antonina.

  • 2011

    Porto de Antonina recupera sua movimentação de cargas, principalmente por conta do uso do porto como alternativa ao desembarque de fertilizantes.

  • 2012

    Aprovado novo PDZPO de Antonina Além da expansão, o Plano traz a projeção de diversificação de cargas e perfil para exploração do petróleo do pré-sal.

  • 2013

    Porto de Antonina ganha nova sede administrativa e o canal de acesso ao Porto recebe dragagem de manutenção.

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