Notícias

04/05/2018

Portos do Paraná têm nova Brigada de Incêndio

Foi concluída, nesta sexta-feira (04), a formação da nova Brigada de Incêndio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O último módulo contou com atividades práticas, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Paranaguá. Por meio de simulações envolvendo fogo, os alunos aplicaram conteúdos aprendidos durante o curso. Mais de 30 funcionários participaram da capacitação.

De acordo com o chefe da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho da Appa, Felipe Zacharias, a formação está de acordo com as últimas atualizações da legislação e das normas internas do órgão. “Foram 20 horas de curso, de nível intermediário, com conteúdos teóricos e práticos sobre manuseio de equipamentos e técnicas de prevenção e combate a princípios de incêndio”, disse.

O diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, destacou que a oferta da capacitação aos funcionários é indispensável a organizações como os portos paranaenses. “Ofertamos a formação a todos os funcionários que demonstraram interesse em compor a Brigada. Isso contribui para um reforço significativo na segurança de trabalhadores e moradores da região portuária.”

OS NOVOS BRIGADISTAS – Uma das participantes do grupo, que agora passa a integrar a Brigada de Incêndio da Appa, é a bióloga Andréa Almeida Lopes de Deus. “Decidi compor a equipe porque coordeno atualmente o núcleo sobre Emergências Ambientais e porque entendo que a missão da Brigada é muito importante para a segurança”, comentou. Mas a equipe não é formada por pessoas apenas da área ambiental. Colaboradores de diferentes áreas da empresa participaram da formação em serviço.

A BRIGADA – Além de fiscalizar as condições de saídas de emergência, iluminação, extintores e hidrantes, a Brigada é fundamental para prevenir acidentes e combater os incêndios logo no início, podendo até mesmo apagar o fogo antes que as chamas se alastrem.

“A presença desse grupo no interior das organizações é fundamental para evitar que uma ocorrência tome proporções maiores. Isso porque os brigadistas estão aptos a resolver o problema na raiz e a repassar ao Corpo de Bombeiros as informações detalhadas sobre as condições das edificações e de possíveis problemas”, explicou o 1º tenente Oliveira do Corpo de Bombeiros de Paranaguá.

SEGURANÇA E CONTROLE DE INCÊNDIO – Desde 2014, a Appa possui um Plano de Segurança e Controle de Incêndio (PSCIP). O documento leva em consideração as legislações sobre a temáticas – como a Norma de Procedimento Técnico (NPT) 017, do Corpo de Bombeiros do Paraná – e estabelece orientações e condutas a serem seguidas na área portuária, de acordo com a realidade local. Um dos aspectos explorados é a formação das brigadas, que deve contar com atividades práticas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.