Notícias

06/04/2018

Almanaque Porto Sustentável chega às escolas do litoral do Paraná

As escolas municipais do litoral paranaense receberam, nesta semana, os exemplares da primeira edição do Almanaque Porto Sustentável, produzido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O material é direcionado a alunos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e servirá como apoio pedagógico para os estudos sobre as características e a biodiversidade da região.


Com 38 páginas, o almanaque apresenta curiosidades sobre a atividade portuária e as ações socioambientais desenvolvidas no litoral, além de plantas e animais característicos da região. Além disso, as crianças encontram no material recomendações de boas práticas sustentáveis e – o que mais tem chamado a atenção – uma série de jogos pedagógicos, para que elas aprendam brincando.


Logo depois de receber o seu exemplar, a aluna Antonia Regina, 10, da Escola Professora Miriam Soares Cunha, em Paranaguá, expressou a sua satisfação. “Eu achei legal, porque aqui tem nomes de animais, informações sobre o porto e tem jogo ainda. A gente pode aprender brincando e lendo”, contou.


Assim como a pequena Antonia, aproximadamente 20 mil alunos estão sendo beneficiados nesta primeira edição do projeto. No total, sete municípios foram contemplados: Paranaguá, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Matinhos e Guaratuba.


De acordo com o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, esta é mais uma ação que reforça a relação entre a atividade portuária e a comunidade. “Esta iniciativa demonstra a preocupação em disseminar boas práticas que beneficiam o meio ambiente e a vida em comunidade. Esperamos que o material contribua muito para a formação das crianças e que elas possam levar o conteúdo para além das escolas”, comentou.


RECURSO PEDAGÓGICO – Além de apresentar conteúdos importantes para a formação dos pequenos, o almanaque tem muitos atrativos, o que facilita o processo de ensino e aprendizagem. “Isso vem para reforçar o trabalho em sala de aula. É um material rico de conhecimento e de diversão, que vai ao encontro de tudo o que já vem sendo trabalhado com as crianças”, comentou a secretária de Educação do município de Paranaguá, Vandecy Dutra.


A ideia também é compartilhada pela secretária de Educação de Antonina, Dilza Ferrari Carvalho, que destacou a importância do recurso visual para os alunos. “A Appa já tem propiciado o contato das crianças com a área portuária. Agora, elas têm a oportunidade de continuar a aprender sobre tudo isso de maneira concreta e lúdica”, ressaltou.


O MATERIAL – O Almanaque Porto Sustentável está apenas na primeira edição. Para a sua produção, foram levados em conta aspectos teóricos e práticos. O material foi desenvolvido por uma equipe que inclui jornalista especializado em meio ambiente, biólogos, profissionais da área ambiental e uma ilustradora infantil, que produziu cada um dos desenhos e personagens inseridos no material.


Segundo o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno Guimarães, em todo o processo, houve a preocupação em adequar os conteúdos à linguagem das crianças. “É um conhecimento de educação ambiental, feito em um caderno muito ilustrado e lúdico, que facilita a compreensão. Vale destacar, também, que, a partir deste projeto, estamos ampliando o alcance das nossas ações ambientais, que agora passam a contemplar todas as cidades do litoral”, explicou.


Jornalista: Cléber Gonçalves.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.