Porto Sustentável

Na seção de Meio Ambiente* do nosso site, você pode conhecer como funciona a gestão integrada da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), os programas ambientais executados, os planos de emergência e demais ações que a Appa executa na área ambiental.

A Appa vem investindo na área de meio ambiente, saúde e segurança, com a missão de administrar os portos com segurança e responsabilidade socioambiental, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

A Appa mantém ações que buscam o equilíbrio entre a atividade portuária e a qualidade do meio ambiente onde está inserida - Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP), assim como sua área de influência no continente.

No início da atual gestão da Appa, em 2011, o Porto de Paranaguá operava sem licenciamento ambiental. Como resultado das ações executadas ao longo destes últimos anos, em 2013, o porto de Paranaguá recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sua Licença de Operação n° 1173/2013. Em 2014, a Appa instituiu a Diretoria de Meio Ambiente, responsável por gerenciar aspectos relacionados ao meio ambiente e a saúde e segurança dos trabalhadores, assim como garantir a execução dos programas ambientais de monitoramento, gerenciamento e prevenção. Como consequência dos avanços da Appa na área de meio ambiente, em 2017, o IBAMA emitiu também a licença de operação do Porto de Antonina (L.O. n° 1364/2017).

Linha de tempo da evolução do Porto Sustentável:

Linha do Tempo

*Este site é uma ação do Programa de Comunicação Social do Plano de Controle Ambiental (PCA), condicionante da Licença de Operação nº 1173/2013, emitida pelo órgão ambiental licenciador IBAMA.
Recomendar esta página via e-mail: