Gestão Integrada

A Appa vem aprimorando seu sistema de gestão integrada de meio ambiente, saúde e segurança (SGI), visando à melhoria contínua do desempenho ambiental, a promoção de boas práticas e a conformidade com os requisitos legais pertinentes. Sua execução envolve: (i) garantir que os programas ambientais sejam cumpridos; (ii) organizar, implantar e manter um sistema de gestão integrada de meio ambiente, segurança e saúde (SGI); (iii) fiscalizar as atividades de terceiros no âmbito de autoridade portuária e (iv) gerir os prestadores de serviço. Periodicamente, a Appa realiza auditorias visando à melhoria contínua do empreendimento, a adequação à legislação ambiental pertinente e às normas voltadas à saúde e segurança do trabalhador.

A Appa, em conjunto com empresas arrendatárias, terminais privados, operadores portuários, cooperativas de transporte, prestadores de serviços, entre outros agentes e órgãos que exercem atividades na área dos portos organizados de Paranaguá e Antonina, realiza ações de conscientização e orientação relacionadas à segurança e à saúde no trabalho portuário. São realizados treinamentos, diálogos sobre segurança, saúde e meio ambiente, palestras, que visam prevenir acidentes de trabalho, melhorar os ambientes laborais e atender às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Além disso, a empresa instituiu a Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET), possuindo em seu quadro um técnico de segurança do trabalho e uma equipe terceirizada, composta por um engenheiro de Segurança do Trabalho e sete técnicos de Segurança do Trabalho, devidamente qualificados. Esses profissionais atuam de forma integrada aos demais profissionais de segurança do OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário Avulso), de empresas arrendatárias e prestadores de serviços, de forma a garantir a integridade dos trabalhadores portuários.

Documentos relacionados ao Sistema de Gestão Integrada da Appa

- Agenda Ambiental Institucional (Clique aqui)

Em 2016, a Appa instituiu a Agenda Ambiental Institucional, com o objetivo de promover ações de proteção ao meio ambiente durante a operação dos portos de Paranaguá e Antonina. Este documento é uma ferramenta para a gestão das questões de meio ambiente, e visa ao desenvolvimento de uma ação integrada e comprometida com a redução dos impactos ambientais decorrentes das atividades da organização.

- Regulamento do Sistema de Gestão Integrado (Clique aqui)

A Appa estabeleceu o Regulamento do Sistema de Gestão Integrado (O.S. 150/2017 – Appa), o qual estabelece diretrizes e regras em relação à gestão, controle, execução e fiscalização das atividades/serviços em prol da preservação ambiental, da saúde e segurança dos trabalhadores. Este documento regulamenta as atividades sujeitas à coordenação, monitoramento e fiscalização pela Diretoria de Meio Ambiente da Appa, difundindo regras de atuação nas áreas dos Portos Organizados de Paranaguá e Antonina.

- Manual do Sistema de Gestão Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (Clique aqui)

A Appa também elaborou, em 2017, o Manual do Sistema de Gestão Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, documento que descreve o sistema de gestão integrada da Appa, definindo sua política e orientando a implementação do sistema de gestão na instituição. O manual tem como objetivo o comprometimento coletivo com as responsabilidades socioambientais em todos os procedimentos realizados pela Appa. Assim, as diretrizes nele descritas buscam orientar a melhoria contínua da relação da Appa com o meio ambiente e a sociedade, reforçando o compromisso da instituição em conduzir suas atividades com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

- Política Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalhador

Política Integrada de Meio Ambiente
Recomendar esta página via e-mail: