Terminal de Contêineres e Veículos


Os sistemas de transporte, Conteinerizado, Roll-on/roll-Off e PCC – Pure Car Carrier, se integram às modalidades de carga geral no Porto de Paranaguá. São sistemas com características próprias de segurança, rapidez e baixo custo operacional.

No caso do sistema Roll-on/roll-Off insere-se o segmento de cargas unitizadas em carretas, que fazem o percurso (porta a porta), dispensando a movimentação de mercadorias, propriamente ditas, no Porto. Entretanto, pode-se atender cargas convencionais através de acesso direto de equipamentos sobre pneus.

O transporte conteinerizado no Porto de Paranaguá merece especial destaque pela excelente estrutura operacional de Cais e Pátio materializado pelo TCP – Terminal de Conteineres de Paranaguá. Compreende uma área de pátio de 302.800 m², dois berços especializados de atracação, guindastes de Cais (portainer) e Pátio (transtainer), caminhões e carretas, com capacidade de armazenagem estática de 13.560 contêineres/TEU’s, equiparando-se, pelas suas instalações e eficiência operacional, com os modernos terminais dos demais portos desenvolvidos.

Opcionalmente, é disponibilizado no Porto de Paranaguá um Terminal Público de Contêineres, compreendendo um Pátio com capacidade de armazenagem para cerca de 3.000 TEU´s, o que abre oportunidades comerciais e resgate da mão-de-obra, onde é aplicada Tarifa Pública – Acesso Universal.
 

Adiciona-se à excelência do sistema conteinerizado, o PCC – Pure-Car-Carrier para a movimentação de veículos no Porto de Paranaguá. Tratam-se de navios especialmente projetados para transporte de veículos, os quais são manobrados para os navios ou destes para os Pátios, através de motoristas qualificados. Para tanto, o Porto conta com um berço especializado na extremidade Leste do Cais Público, com um pátio de 120.000 m² e outro com 27.000 m², além de duas áreas protegidas (cercadas) que são utilizadas como de apoio à este tipo de operação.
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