Porto Sustentável

Porto Sustentável
Os Portos do Paraná através da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA vem investindo na área de meio ambiente, saúde e segurança, com a missão de administrar os portos com segurança e responsabilidade socioambiental, em prol do desenvolvimento socioeconômico pautado na sustentabilidade.

A Appa vem atuando com ações que proporcionam manter o equilíbrio entre a atividade portuária e a qualidade do meio ambiente onde está inserido: as baías de Paranaguá e Antonina, e sua parte continental.

A APPA na busca pela excelência tem como premissas dentro da sua política ambiental, o compromisso de:

• Preservar a vida, saúde humana e o meio ambiente;
• Atender requisitos legais e outros aplicáveis;
• Estabelecer e manter fortalecidas as relações entre a comunidade portuária e a relação porto-cidade;
• Racionalizar o uso de recursos naturais e custos;
• Aprimorar continuamente o desempenho da gestão integrada.


Linha do tempo da evolução do Porto Sustentável

Linha do Tempo




Como resultado das ações executadas ao longo destes últimos anos, em 2013 o porto de Paranaguá recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA a Licença de Operação (regularização ambiental) n° 1173/2013.

Em 2016, o Porto de Paranaguá foi o que mais evoluiu em qualidade dos serviços ambientais, passando de 26º para 3° lugar no ranking, de acordo com o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ).

Neste site, você pode conhecer os programas ambientais, a gestão ambiental da Appa, planos de segurança e contingência e demais ações que a APPA vem executando.





*Este site é uma ação do Programa de Comunicação Social do Plano de Controle Ambiental (PCA), condicionante da Licença de Operação nº 1173/2013, emitida pelo órgão ambiental licenciador IBAMA.
Recomendar esta página via e-mail: