Como exportar/importar pelos Portos do Paraná?


Primeiro passo
Antes de mais nada, é preciso ter definido o produto a ser exportado e também o comprador da mercadoria. Com isso, o potencial exportador deve entrar em contato com um agente marítimo cadastrado para trabalhar no Porto de Paranaguá. É ele quem fará o encaminhamento de toda a documentação junto ao porto para tornar possível a exportação do seu produto. É também o agente quem solicitará toda a documentação necessária para viabilizar a exportação, bem como vai definir a forma mais viável de exportar o produto.
A lista dos agentes marítimos do Paraná você encontra aqui. (www.sindapar.com.br)

Segundo passo
Uma vez contratado o agente, é preciso trabalhar paralelamente com um despachante aduaneiro, que vai facilitar o trâmite das exportações ou importações junto à Receita Federal.
A principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, que nada mais é que a proposição da destinação a ser dada aos bens submetidos ao controle aduaneiro, indicando o regime aduaneiro a aplicar às mercadorias e comunicando os elementos exigidos pela Aduana para aplicação desse regime.
Para que o despachante aduaneiro possa atuar como representante de uma empresa para a prática dos atos relacionados com o despacho aduaneiro, ele deve, primeiramente, ser credenciado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) pelo responsável legal pela pessoa jurídica, o qual também já deverá ter providenciado sua habilitação para utilizar o Siscomex. 

Terceiro passo
Para trazer a mercadoria a ser exportada até o porto e armazená-la até a chegada do navio é preciso contratar os serviços de um Operador Portuário. Operador Portuário é responsável pela movimentação e armazenagem de mercadorias destinadas e provenientes de transporte aquaviário sendo importante elo de cadeia logística regional, nacional e global.
O operador portuário é uma pessoa jurídica qualificada para a execução da operação portuária e foi criado pela Lei nº 8.630, de 25/02/1993, que é a chamada lei de modernização dos portos. Essa lei determinou o afastamento do Estado das operações portuárias dos portos organizados brasileiros e a sua substituição pela iniciativa privada.
Confira aqui a lista dos Operadores Portuários cadastrados pela Appa. (www.sindop.org.br)


Links úteis
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior disponibiliza aos usuários um serviço gratuito, que é possível de ser consultado pela internet e que ensina a exportar e lista toda a documentação necessária para exportação de mercadorias: www.aprendendoaexportar.gov.br
Quem já está mais habituado com os trâmites pode identificar opções de negócios no link: www.portaldoexportador.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: