Informações sobre o ISPS Code

O Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês), é uma norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento. No Brasil, as inspeções dos terminais e a concessões dos certificados são responsabilidade da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), seguindo o código internacional passado pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês).

Os portos do Paraná foram os primeiros terminais públicos do Brasil a receberem a certificação definitiva. Para implantar as normas do ISPS Code, a Appa investiu R$ 4 milhões com recursos próprios na instalação dos equipamentos exigidos e aplicação de procedimentos que promovem, por exemplo, o Porto a ser o pioneiro no controle de acesso de pessoas por identificação biométrica (através da leitura da palma das mãos). O modelo também permite o controle de acesso no que diz respeito ao Equipamento de Proteção Individual – EPI.

A Appa instalou ainda câmeras de monitoramento. Elas estão fixadas em postes com 15 metros de altura, são programáveis, sendo que as móveis giram 360 graus e têm alcance superior de dois quilômetros. Somando as câmeras instaladas nos terminais privados, os Portos do Paraná estão sendo monitorados por mais de 500 câmeras de última geração.

Para se adequar às exigências internacionais, os Portos de Paranaguá e Antonina receberam melhorias como a instalação de balanças rodoviárias nos portões de acesso, sistema eletrônico para leitura de código de barras, cercas na área oeste do Porto, área exclusiva para a Polícia Federal, gerador de energia e sistema de iluminação na área primária, nos silos públicos, no corredor de exportação, além da oficina, da sede administrativa e seus anexos.

     

Recomendar esta página via e-mail: