Técnicos de segurança no Trabalho são essenciais 27/11/2020 - 16:31

Nesta sexta-feira (27), último dia de testes antes da efetivação do novo protocolo de segurança no trabalho na Portos do Paraná, se comemora o Dia do Técnico de Segurança no Trabalho. Atuando nos portos de Paranaguá e Antonina, são onzes profissionais que tornam as operações portuárias mais seguras com planejamento e ação; quatro na empresa pública e sete na Cia Ambiental, empresa que presta assessoria ambiental para a Portos do Paraná.

“A gente tem que colocar a segurança no trabalho sempre como um dos principais temas a serem tratados no ambiente laborativo. O técnico de segurança é aquele profissional que ajuda, no dia-a-dia, no executar da função de cada um”, afirma Felipe Zacharias, assessor especialista de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná.

Como conta Felipe, que também é técnico de segurança no trabalho, antigamente o profissional era conhecido apenas como “a pessoa que puxava a orelha de todo mundo”. “Hoje, porém, a função do Técnico de segurança já se enquadra como função de gestão. É um profissional que planeja, prevê medidas, que estuda indicadores de frequência de erros. Exatamente para prevenir que esses erros voltem a acontecer. Ele treina capacita”, explica Zacharias.

A função do técnico de segurança na atividade portuária é uma função de antecipação e planejamento. Ou seja, essencial para que todas as demais aconteçam. “O profissional de segurança no trabalho está aqui para impedir que as intercorrências ocorram, garantir que as operações aconteçam com a máxima eficácia e que a gente atinja resultados, sem perdas”, diz o gerente da Portos do Paraná.

Nesse momento de pandemia de Covid-19, a importância desse profissional ficou ainda mais em destaque. “Eu tenho contato com várias empresas do setor portuário e sei que está sempre sobre a Segurança no Trabalho a coordenação das ações de enfrentamento à Covid. Tivemos que mudar nossa linha de atuação e atuar na proteção dos trabalhadores e na prevenção contra a doença. Aprendemos muito nesse ano e engrandecemos a nossa atuação”, conclui o técnico de segurança no trabalho.

GALERIA DE IMAGENS