SIPATP encerra com grande engajamento dos portuários 06/12/2019 - 15:18

Com a presença média diária de 220 pessoas, 60 medições de pressão e 20 exames de glicemia, a participação dos portuários foi total durante a 19.a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPATP), que terminou nesta sexta-feira (6). A Portos do Paraná foi uma das promotoras do evento de cinco dias, que teve organização do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e integração com outras 14 empresas.

“Foram todos os dias de casa cheia, o público das empresas parceiras deram um retorno bem legal, as palestras excelentes, com temáticas importantes em relação à segurança do trabalho, fazendo com que a informação circule dentro dessas empresas”, comemora Rodolfo Rodrigues Lisboa de Miranda, técnico de Segurança do Trabalho e presidente da Comissão Interna de Prevenção do Trabalho (Cipa).

Os encontros aconteceram no Grêmio da Bunge e, ao contrário de outras promoções do tipo, a participação foi crescente. Na segunda-feira, dia 2, 177 pessoas se registraram enquanto o encerramento contou com 254 pessoas. No entanto, muita gente foi se somando sem registro, em todos os cinco dias, o que aumentou a frequência e lotou o local.

“Isso é um marco para a 19a. SIPATP e vem coroar o trabalho de todos os envolvidos nos Portos do Paraná, no OGMO, nos operadores portuários e todas as empresas que participam. Foi um sucesso”, avalia Manoel Magalhães Filho, gerente operacional do OGMO.

De acordo com o representante do OGMO, a SIPATP também cumpre a função de confraternização entre os mais diversos empregados do Porto Organizado.

“Muitos trabalhadores ficam enclausurados nos navios, nas suas empresas e não têm esse contato, não sabem da realidade de outros trabalhadores e, aqui, acabam se congregando, se conhecendo e criando novas amizades. Isso é um dos pontos fortes da SIPATP”, aponta Magalhães.

Para o presidente da CIPA da empresa pública, o encontro colabora para que a cultura da segurança do trabalho se alastre. “Os trabalhadores de diversas empresas conversam, trocam ideia a respeito de segurança dando exemplos de como funciona dentro de suas respectivas empresas, o que é muito importante”, destaca Rodolfo.

Ao final de cada palestra, para quebrar os momentos “mais sérios”, tiveram muitos momentos de descontração. Isso aconteceu, por exemplo, nos sorteios de ventiladores, fornos, secadores de cabelo e as cobiçadas bicicletas.

“Foram dez anos sem ganhar nada e este ano foi maravilhoso. Ganhei uma camiseta e uma fritadeira. Não pensava em ganhar, mas só pelo aprendizado e pela confraternização já vale a pena”, aponta Luciane Perschin, da EmparLimp, que presta serviços gerais aos Portos do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS