Projeto Diálogos de Segurança conscientiza trabalhadores portuários 13/03/2020 - 14:27

A Portos do Paraná lança no dia 23 de março o projeto Diálogos de Segurança – DS no Porto. A iniciativa, organizada pela Seção de Segurança e Medicina do Trabalho vai reforçar a importância dos cuidados e atenção às normas para prevenir acidentes no ambiente portuário. Com estratégias distintas para cada segmento, serão realizados pequenos encontros, com no máximo 5 minutos de duração, e temas específicos.

Segundo José Sbravatti, que participa do projeto, a intenção é ter informações claras e bem direcionadas, respeitando as atividades e necessidades de diferentes grupos de funcionários. “Os conteúdos e frequência serão pensados em cada público. Por exemplo, ao falar com operadores de granel sólido, iremos abordar temas como carga suspensa, isolamento de área, procedimentos em caso de emergência, utilização de EPIs. A ideia é pensar os temas de acordo com cada operação e seus riscos, para que a informação realmente faça a diferença na atividade diária daquele trabalhador”, destaca.

Também serão considerados os locais com maior probabilidade de ocorrer acidentes. “Fizemos uma análise dos últimos 12 meses para levantar dados de quais operações acontecem com mais frequência, quais públicos estão expostos aos riscos por maior tempo, bem como o acesso que eles têm à informações de segurança”, explica.

As estratégias de abordagem serão definidas de acordo com o público-alvo, com ações em todas as empresas, cooperativas e junto aos trabalhadores portuários avulsos. Para isso, serão usados vídeos, caixa de som e microfones para as conversas, além de materiais gráficos. Também são programadas atividades semanais de Pátio de Triagem de Caminhões e com a Guarda Portuária, nas trocas de turnos.

No dia 25, quarta-feira, acontecerá uma grande ação junto aos trabalhadores da Rocha Terminais Portuários. Antes do início da operação da empresa, no cais, todos os envolvidos na operação participarão do DS no Porto.

Nestes casos, o apoio dos operadores, empresas e trabalhadores é essencial para esta ação. “É uma iniciativa que faz a diferença para a segurança das pessoas e que merece todo o suporte necessário”, destaca Tiago Haus, coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da empresa.

GALERIA DE IMAGENS