Programa Porto Escola atende alunos em Antonina 04/09/2019 - 15:31

O Programa Porto Escola, organizado pela empresa pública Portos do Paraná, teve nesta quarta-feira (04) sua primeira atividade de 2019 em Antonina. Um grupo de 21 alunos da 5ª série da escola municipal Professor Aracy Pinheiro Lima conheceu como funcionam as atividades portuárias, o cuidado necessário com o meio ambiente e noções de segurança. Este é o quinto ano do projeto, que tem como meta atender 2,5 mil crianças até dezembro.

“O Porto Escola é um programa em que as crianças conseguem entender a dimensão, a realidade e a importância das atividades portuárias. Eles saem daqui entendendo melhor a relação que existe entre o porto e a cidade”, disse o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

VISITA - A visita começa no porto Barão de Teffé, com palestra de Rafael Salles Cabreira, coordenador operacional da diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná. “Localizamos os alunos quanto a importância da consciência ambiental. Nosso resgate maior é demonstrar como preservar as baias de Paranaguá e Antonina, principalmente porque tudo que vem de sedimento passa pelos rios e acessa as baias, principalmente o lixo, que quem produz é o ser humano. Creio que eles levaram hoje para casa uma mensagem produtiva e bem valiosa”, explica Cabreira.

Para ele, a avaliação foi bem positiva. “A criançada participou bastante. Elas foram atenciosas, algumas ainda sem contato com a internet trouxeram caderninho, fizeram anotações.”

Logo depois, o grupo seguiu de ônibus para o TTPF - Terminais Portuários da Ponta do Félix, onde escutou explicações desde o funcionamento da balança de caminhões, passando pelos inflamáveis de armazenagem, até como funciona a sala de monitoramento, sinalização e equipamentos que operam no embarque e desembarque de navios.

“Foi conscientizador, os alunos prestaram bastante atenção, adquiriram conhecimento por conta da diversidade da metodologia e da didática aplicada na palestra, nos vídeos, no passeio. Tenho certeza que eles vão levar essa visita para a vida toda”, salientou Edilaine Alves Pinheiro Silva, coordenadora pedagógica da escola.

CONCURSO DE DESENHOS – Como forma de incentivar os alunos que participam do Porto Escola, todos são convidados a participar de um concurso de desenhos, onde devem retratar o que aprenderam na visita.

Segundo a pedagoga Edilaine a escola Aracy Pinheiro Lima vai ser uma das vencedoras. “Os alunos estão bem empolgados. Registraram bastante e criança é competitiva, quer ganhar sempre. Acredito que vamos retornar aqui com eles para receber o prêmio”. Os desenhos devem ser entregues até o final de novembro.

CALENDÁRIO - A partir desta semana o Porto Escola acontece em Antonina todas as quartas-feiras, até o final de outubro, sempre a partir das 9 horas. Em três datas serão duas visitas por dia, às 9 e 14 horas.

GALERIA DE IMAGENS