Prévia de auditoria da Conportos acontece no Porto de Paranaguá 05/08/2021 - 08:58

Um encontro na Portos do Paraná na quarta-feira (04) envolvendo a presidência, diretoria de Engenharia e setor de tecnologia da empresa pública, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Polícia Federal, Receita Federal e Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), tratou de assuntos relacionados a auditoria da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), prevista para acontecer de 24 a 26 de agosto nos portos paranaenses.  

Segundo o chefe da UASP, major Cesar Kamakawa, “a reunião teve como objetivo promover uma apresentação prévia do que será a inspeção da Conportos e, principalmente, verificar se os alinhamentos da Portos do Paraná estão de acordo com o atendimento das normas do ISPS Code”, o código internacional para segurança de navios e instalações portuárias.

“A ANTAQ, a Receita Federal e a Polícia Federal foram convidados exatamente no sentido de contribuírem com avaliações, correções, apontamentos de medidas necessárias, e até recolocação de trabalhos que não estavam previstos”, explica Kamakawa.

Para Marcos Issamu Kazihara, especialista da ANTAQ, “o encontro foi muito produtivo, já que a Portos do Paraná apresentou as implementações de obras e as sugestões de melhorias em relação a segurança portuária, itens que são verificados na auditoria, relacionados ao Plano de Segurança Portuária (PSP). Nós avaliamos se o que consta no plano de segurança, realmente foi implementado”.

Integrado com todas ações de segurança que acontecem no Porto de Paranaguá, o delegado da Polícia Federal, Marcos Rogério Rezende Silvestre, salientou a importância de toda essa colaboração mútua. “Uma das nossas principais preocupações na cidade é manter o porto seguro e funcionando”.

“É muito importante estarmos aqui discutindo essas questões. Nós da PF conhecemos as ameaças externas e vamos continuar trabalhando em conjunto com a UASP para melhorar e intensificar cada vez mais a segurança portuária”, finaliza Silvestre.

GALERIA DE IMAGENS