Presidente dos Portos é homenageado pela Marinha 06/11/2019 - 16:13

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, recebeu, nesta quarta-feira (6), a medalha Amigo da Marinha. A honra foi prestada pela contribuição da empresa aos trabalhos da Instituição e pelos esforços da autoridade portuária paranaense na manutenção da segurança da navegação.

A cerimônia foi na Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá, na data em que se comemora o 40º Dia Nacional do Amigo da Marinha. A partir de agora, Garcia e outros cinco homenageados com a honraria passam a ser, oficialmente, “Soamarinos”, integrando a Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) que, em Paranaguá, tem quase 55 membros.

“É muita satisfação ser agraciado, num dia tão importante para a Marinha do Brasil. A parceria dos Portos com a Instituição é plena. É o conjunto que forma esse belo trabalho que nós desenvolvemos em colaboração proativa, para que a segurança da navegação seja sempre atendida e nossas operações tenham eficiência, com segurança”, afirma o presidente da empresa pública.

Também foram receberam a medalha o delegado-chefe da Alfândega da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz; a secretária municipal de Educação, Vandecy Silva Dutra; o coordenador institucional e ambiental da TCP, Gabriel Perdonsini Vieira; o diretor da empresa de transporte marítimo Lunamar, Wanderley Correa de Moura; e o advogado Wilson Andersen Ballão.

DATA – O Dia Nacional do Amigo da Marinha foi instituído, no Brasil, em 6 de novembro de 1979. Para o Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, a data homenageia representantes da sociedade civil que tenham afinidade à Marinha e às coisas do mar.

“Estamos prontos a atuar em conjunto e precisamos homenagear aqueles que nos ajudam a cumprir nossa missão. Um das nossas missões é assegurar a segurança da navegação, atuar junto à prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar”.

Nesse contexto, junto com o Porto, segundo o capitão, a Marinha atua na segurança da navegação. “Nada mais importante que termos portos seguros e vias de acesso, para que os navios possam se movimentar em segurança”, completa.

SOCIEDADE – Como afirma o presidente da SOAMAR, em Paranaguá, engenheiro Geert Jan Prange, a medalha Amigo da Marinha é uma recompensa e um agradecimento da Marinha. “Quem recebe a medalha, recebeu porque mereceu”, garante ele.

Em relação à contribuição prestada pela Portos do Paraná, Prange diz que está nas obras de dragagem, no balizamento e na manutenção da sinalização náutica. “É a colaboração entre os cuidados que cabem à Capitania e ao Porto, na prevenção de acidentes e da regulamentação da navegação”, afirma.

A SOAMAR de Paranaguá é a 4ª mais antiga do Brasil, e a primeira do Paraná, tendo sido criada em 1974. Como explica o presidente da Sociedade, a atuação do grupo é manter unido o grupo das pessoas condecoradas com a medalha e pensar em como continuar contribuindo com a Marinha e a navegação.

Atualmente, também tem SOAMAR em Curitiba, Foz do Iguaçu e Guaíra.