Portos do Paraná recebe visita de coordenadoria nacional do MPT 24/11/2021 - 16:57

A coordenadora da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (CONATPA) do Ministério Público do Trabalho (MPT), Flávia Bauler, esteve, pela primeira vez, em visita ao Porto de Paranaguá na última terça-feira (23). Recebida pelo diretor jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, a procuradora ressaltou a gestão e a organização da empresa pública.

“Não foi apenas uma visita, foi um momento produtivo muito interessante de aprendizagem e trabalho. É fundamental, para os integrantes do Poder Judiciário, de qualquer instância ou órgão, conhecer a nossa atividade que é tão peculiar”, afirma Freitas, que se disse honrado com a visita.

Eles estiveram no Pátio Público de Triagem, onde os caminhoneiros aguardam antes de descarregar os graneis de exportação; no cais e nos berços de atracação (pelo mar, de rebocador).

“Eu tive uma impressão muito positiva da gestão, da autoridade portuária, por ser uma empresa pública, que opera sem utilizações de recursos públicos, mas que atende a sua função ao respeitar princípios importantes em benefício da sociedade. Por exemplo, da universalidade e da continuidade do transporte de carga”, afirma a procuradora do MPT de São Paulo.

A coordenadora do CONATPA pôde verificar o andamento das obras de dragagem e derrocagem, e ver, de perto, um pouco das operações, assim como a atuação da Guarda Portuária.

“Foi muito interessante verificar a utilização de sistemas e recursos tecnológicos que proporcionam o controle da qualidade, do volume, da segurança da carga e dos processos de trabalho relacionados”, comenta.

Essa visita institucional do MPT, como explica a procuradora Flávia Bauler, é importante por proporcionar não apenas o conhecimento do modelo de gestão utilizado no Porto de Paranaguá como, também, das peculiaridades locais. “Assim, é possível gerar ações positivas em benefício da sociedade e dos trabalhadores do Porto”, conclui a representante nacional.

GALERIA DE IMAGENS