Portos do Paraná publica regulamento do concurso de desenho do Projeto Porto Escola 05/11/2019 - 09:22

Já está no site da empresa pública Portos do Paraná o regulamento do concurso de desenho com frase do Projeto Porto Escola, do 2º semestre de 2019. Participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 21 escolas de Paranaguá e 10 de Antonina.

A iniciativa é uma promoção da Portos do Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, e da Prefeitura Municipal de Antonina, via Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

O objetivo da ação é ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para a economia local e nacional. Segundo a bióloga Jaqueline Dittrich, da diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, o concurso é a segunda etapa do Projeto Porto Escola. “Com os desenhos, as crianças expressam, pela arte, como elas enxergam o Porto, relacionando o que viram com o que receberam de informação na visita do projeto”.

“Aliando o desenho à frase, conseguimos analisar o envolvimento e o aproveitamento dos alunos, diante das atividades desenvolvidas, bem como das informações apresentadas e da aplicação de materiais audiovisuais na palestra, além de avaliar o aproveitamento dos alunos na visitação à área de cais dos portos”, explica Jaqueline.

CONCURSO - O desenho com frase deve ser inédito e elaborado pelos alunos, em papel A4, em uma única via. No verso, deve constar a frase, o nome da instituição de ensino, nome do aluno(a) e nome do(a) professor(a).

Os desenhos devem ter sido criados em sala de aula, sob a supervisão do(s) professor(es) que acompanharam as atividades realizadas no Porto. As técnicas de criação e arte são livres. Os desenhos devem ser coloridos com lápis de cor ou canetas hidrográficas. Os trabalhos tem que ser individuais.

O julgamento dos desenhos será feito por comissão avaliadora composta de servidores representantes da empresa Portos do Paraná (Diretoria Ambiental e Comunicação), da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Antonina.

Os critérios avaliados serão criatividade, originalidade e temática.

ENTREGA – Em Paranaguá, cabe a cada instituição de ensino participante reunir e entregar todos os trabalhos até dia 25 de novembro, até 17 horas, na SEMEDI, em envelope lacrado. Os mesmos serão repassados à diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná no dia 26 de novembro, para análise e seleção de 12 trabalhos. Em Antonina, os trabalhos devem ser entregues até dia 14 de novembro, na SEMED, também em envelope lacrado. Os mesmos serão entregues na sede da Portos do Paraná, no edifício Barão de Teffé, em Antonina, dia 20 de novembro, para análise e seleção de cinco trabalhos.

RESULTADO - O resultado será divulgado no dia 2 de dezembro, no site da Portos do Paraná. No dia 6 de dezembro, no auditório “Emir Roth”, no Palácio Taguaré, sede da Administração dos Portos, haverá uma solenidade de premiação dos alunos vencedores.

Os 12 primeiros colocados de Paranaguá e os 5 de Antonina serão premiados com passeio de barco proporcionado pela praticagem, pela Baía de Paranaguá. O passeio será acompanhado das professoras, com autorização expressa assinada pelos pais ou responsáveis e um representante da SEMEDI.

Confira o regulamento aqui!