Portos do Paraná participa de debates sobre setor portuário 09/04/2021 - 08:28

A semana se encerra com debate sobre a infraestrutura portuária no país, em especial, nas regiões sul e sudeste. Nesta sexta-feira (9), a partir das 10h, a empresa pública Portos do Paraná participa da reunião aberta da Comissão de Direito Portuário, da subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O temo do encontro virtual será a "Logística Portuária e o Agronegócio: desafios e oportunidades para os próximos anos".

Além do diretor-presidente da Portos do Paraná, que apresenta às 10h30, participam do evento Edeon Vaz Ferreira, do Movimento Pró-Logística / APROSOJA; Leonardo Ribeiro, vice-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de São Paulo e gerente de Relações Portuárias da ADM DO BRASIL; e Tiago Fernandes, head de Logística, e Manuela Patricio, Diretora de Terminais Portuários e Logística, ambos da Administração do Porto de Lisboa.

“Paranaguá é um porto Porto muito forte na exportação agrícola e no apoio ao Agronegócio, que se destaca como um grande e eficiente porto graneleiro. Nossa expectativa é que a empresa, representada pelo diretor-presidente, possa falar, de modo geral, sobre a visão quanto à preparação dos Portos paranaenses para suportar o crescente escoamento da produção agrícola brasileira”, afirma o presidente da comissão de Direito Portuário da OAB Santos, Lucas Rênio.

Como explica o advogado, a comissão definiu como diretrizes a aproximação institucional com o setor portuário e a difusão de conhecimento específico na área. Com esses dois objetivos principais, esses eventos são promovidos, sempre com novos temas e convidados do setor.

“Revisando os temas vimos que essa temática tão importante para o setor portuário, para o comércio exterior e para a economia do país como um todo, não havia sido tratada ainda. Chegou o momento e é muito oportuno, em razão do crescimento e das projeções do Agronegócio”, comenta o representante da OAB Santos.

Ainda como conclui Rênio, o encontro será momento de diálogo e reflexão sobre importância dessa relação entre logística portuária e agronegócio, além de trazer projeções para os próximos anos sobre o que o setor portuário tem que fazer para suportar a demanda do Agro.

O evento da Comissão de Direito Portuário da OAB Santos será pela plataforma Google Meet, que pode ser acessada pelo link: meet.google.com/bwa-huui-qke

SUL – Na última quinta-feira (8), a Portos do Paraná se reuniu com os dirigentes dos Portos do Sul para também debater os avanços e desafios do setor, no Fórum regional Sul Export.

Além do diretor-presidente da empresa pública paranaense, Luiz Fernando Garcia, participaram do debate, mediado pelo presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesulado Silva, os superintendentes da Portos RS (Rio Grande do Sul), do Porto de Itajaí e da SCPar.

O encontro está disponível na íntegra no link: https://youtu.be/xcRu1ayMg60