Portos do Paraná capacita comunidades isoladas sobre proteção de nascentes de água 01/09/2021 - 10:10

A empresa pública Portos do Paraná, através de seu programa de Educação Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, segue com o projeto de readequação de microssistemas de abastecimento de água nas comunidades ilhadas da Baía de Paranaguá, que estão na área de influência do porto. Uma aula módulo de “proteção de nascentes caxambu”, tecnologia que evita a contaminação da água, reuniu nesta semana a comunidade de Europinha. Atualmente, o microssistema atende 46 famílias na ilha.

Segundo o coordenador de Sustentabilidade da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Pedro Pisacco, o ação acontece em conjunto com as associações comunitárias e com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Sermap), por meio da Central de Água, Esgoto e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná (Cagepar).

Para ele, “o trabalho reúne os princípios da permacultura aos atuais conhecimentos científicos e tecnológicos, tornando possível desenvolver técnicas de utilização consciente dos recursos naturais, como o solo e a água”.

ENGENHARIA – Durante essa semana o trabalho de readequação de microssistemas de abastecimento de água vai ter início nas comunidades de Amparo e São Miguel. “Vamos fazer os levantamentos iniciais e o georreferenciamento, com definição de planta e diâmetro das redes”, explica Maurício D’ Agostini Silva, engenheiro ambiental da Cagepar, responsável pelo projeto.

EXPANSÃO – Todas as outras ilhas que estão na área de abrangência do Porto de Paranaguá também estão sendo mapeadas pelo sistema, que avalia o que é necessário e de onde sairão os recursos para realizar a obra. “O objetivo é gerar uma segurança hídrica para as comunidades, para terem condições de viver com quantidade de água suficiente”, diz o engenheiro da Cagepar.

COMUNIDADE - Luís Antônio de Moraes, presidente da comunidade Europinha, conta que parte da tubulação e todo material foram doados em parceria da Portos do Paraná com a DTA Engenharia, que presta serviço ambiental à empresa pública.

ODs - O projeto vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, do qual a Portos do Paraná é signatária. Encaixa-se no objetivo 6 - “Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos” e no objetivo 11 - “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”.

Toda a ação de gestão de abastecimento de água nas comunidades ilhadas da Baía de Paranaguá é feita no âmbito de licenciamento ambiental do Porto de Paranaguá, conduzido pelo Ibama.