Portos do Paraná alerta sobre os perigos dos animais peçonhentos 07/02/2020 - 10:06

A Portos do Paraná e o jornal JB Litoral promovem na quarta-feira (12), às 14h00, no Auditório Emir Roth, uma palestra sobre cuidados com animais peçonhentos. Nesta época do ano, com o aumento da temperatura e muita chuva, o perigo aumenta e saber como lidar com serpentes, escorpiões, aranhas, pode evitar um acidente que, em alguns casos, leva à morte. O conteúdo será ministrado pelo biólogo Caio Fernandes e o evento é voltado para as equipes municipais da defesa civil, guarda ambiental, funcionários do Porto de Paranaguá e comunidade portuária.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da empresa pública, João Paulo Santana, a Portos do Paraná tem a missão de ser agente transformador e de propagação de informações importantes na vida da população do litoral. “Estamos inseridos em meio à Grande Reserva da Mata Atlântica, um dos locais mais biodiversos do planeta. O verão, em especial, é o momento de reprodução da maior parte das espécies do planeta, por oferecer abundância de alimentos e condições propícias para a criação dos filhotes e das crias. Por isso, essa época do ano, é a de maior ocorrência de acidentes”, destaca.

Para o biólogo Caio Fernandes, as pessoas precisam ter conhecimento para agir corretamente em caso de avistamento ou contato com este tipo de animais. “A palestra fala da importância desses animais para a natureza, principalmente no controle populacional de pragas que podem trazer doenças para o ser humano, mas também a importância deles como animais da biodiversidade”, aponta.

“Vamos tratar, também, sobre o que fazer em caso de acidentes, primeiros socorros, identificar alguns tipos de animais que têm o veneno ativo no ser humano, e, nos casos de avistamento, o que se pode e não se pode fazer”, complementa Fernandes.

A palestra faz parte também do projeto JB Ambiental, do JB Litoral, que no ano passado conquistou o selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “O objetivo do JB Ambiental é auxiliar no desenvolvimento do Litoral do Paraná e melhorar a qualidade de vida das pessoas da região”, explica Jéssica Fernandes, proprietária do jornal.

GALERIA DE IMAGENS