Portos do Paraná ajudam Papai Noel no Litoral 19/12/2019 - 10:56

Os empregados da Portos do Paraná ajudaram o Papai Noel e entregaram 174 presentes para crianças, jovens e idosos carentes em Paranaguá e Antonina. O Natal Solidário da empresa pública arrecadou brinquedos, bicicletas, instrumentos musicais, roupas e sapatos para fazer a festa de quem mais precisava.

Em Paranaguá, foram presenteados 13 meninos, com entre 4 a 17 anos, da Unidade de Acolhimento Institucional Renascer; 9 meninas, de 9 meses a 17 anos, da Unidade de Acolhimento Aníbal Roque; 31 alunos, de até 3 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil Jurandir Rozendo de Lima; além de 42 idosos do Asilo São Vicente de Paulo.

Já em Antonina, a campanha atendeu 79 estudantes da Escola Municipal Aracy Pinheiro Lima, todos entre 5 e 14 anos.

“Nossos funcionários não só doaram os presentes, como compartilharam seu tempo, participando da entrega. A participação de cada um foi essencial para transformar o Natal de quem recebeu”, comemorou o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

A distribuição começou na semana passada e os empregados puderam participar do momento da entrega. “Foi muito gratificante participar da organização da ação e da entrega dos presentes. Saber que contribuímos para um Natal mais feliz é muito importante, ver a felicidade estampada no rosto daquelas crianças foi incrível, e tudo isso só foi possível graças a participação dos nossos colaboradores”, conta a agente portuária Jamile Santos, da Assessoria de Comunicação.

A pedagoga Edilayni Silva, da Escola Municipal Aracy Pinheiro Silva, destacou a importância do momento para os 79 alunos de Antonina. “Não tenho nem palavras para agradecer porque é uma comunidade carente e não são todos que têm presente no final de ano. Esse momento mexe emocionalmente com a gente, porque a gente vê eles empolgados com o carinho que recebem”, analisou.

Em retribuição, três turmas cantaram músicas natalinas para a equipe da Portos do Paraná e os demais colegas. “Eles ensaiaram por dois meses e isso contribui para a formação. Eles vão levar esse momento para o resto da vida deles”, completa.

O pequeno Kaio Hector fez questão de agradecer quem enviou a chuteira nova. “Tio, obrigado pelo presente, eu queria uma chuteira e fiquei feliz por ganhar uma. Feliz Natal para vocês”, agradeceu. Em seguida, a mãe do menino, Carla, mandou para a escola uma foto do filho e uma mensagem agradecendo. “Kaio felizão com o presente. Só tenho que agradecer, ele adorou. Agradeço aos envolvidos e que Deus possa abençoar cada um. Obrigado”, escreveu.

A educadora social do Lar dos Meninos, Ana Priscila Marcelino Fabio, lembra que vários deles nem têm acesso à família e um presente, por isso o carinho dos empregados públicos é muito importante nesta época. “Eles não têm, no momento, acesso à família nessa data e, para eles, é como se estivessem recebendo esse carinho. Estamos aqui cuidando deles e olhando por eles. É um gesto muito bom e não tem preço que pague ver eles felizes”, avaliou.

No CMEI Jurandir Rozando de Lima, a situação de crianças só terem a solidariedade de empresas para ganhar um presente de Natal também se repete. “Eles ficam muito felizes porque tem criança que não ganha presente e depende do presente dado na escola e, por isso, a gente corre atrás para conseguir essas parcerias justamente para garantir que a criança ganhe pelo menos um presente no Natal”, analisou a diretora Karine Moreira.

Já no asilo São Vicente de Paulo, os 42 idosos precisam de carinho na época do Natal já que muitos não tem familiares para passar as festividades. “A gente agradece muito ao Porto pela visita e pelos presentes e eles ficam muito felizes e como eles não têm família e nós somos a família deles”, destaca a Irmã Maria Tarsísia, administradora da entidade.

E foi essa alegria que os empregados públicos levaram a Zeni Correia, de 76 anos, ex-jogador do Seleto e aposentado pela Polícia Civil. “Recebo os presentes de bom coração e que Jesus abençoe todos nós”, finaliza.