Porto de Paranaguá recebe tombador para exportação 02/10/2019 - 17:50

Quem desceu a Serra do Mar, com destino ao Litoral, na manhã desta quarta-feira (02), deve ter passado pela peça gigante e laranja que também descia rodando, guiada por batedores. Trata-se de um tombador que será exportado pelo Porto de Paranaguá para Cartagena, na Colômbia.

O volume (um conjunto de tombador e quatro componentes) tem 30 metros de comprimento, 4,8 metros de largura, pesa mais de 43 toneladas e foi fabricada em Panambi, no Rio Grande do Sul. Por questões logísticas – como facilidades de acesso, melhores taxas, expertise na movimentação de navios especializados, entre outras – será movimentado pelo porto paranaense.

Já devidamente acomodada em uma dos pátios do Porto de Paranaguá, em frente ao berço 214, a carga aguarda a chegada do navio Toronto, um navio de veículos (Rollon, Roll off ou Ro-Ro), previsto para atracar no próximo dia 6, domingo.

Segundo os responsáveis pela operação, o tombador da marca Saur, modelo s-80-47-19, fabricado pela SAUR Equipamentos S.A., será usado na descarga de carvão na Colômbia.

A Polícia Rodoviária Federal e a Ecovia acompanharam todo o deslocamento da peça pela rodovia BR277 até o Porto de Paranaguá, que ocorreu sem problemas.

GALERIA DE IMAGENS