Pescadores concluem curso de mecânica de embarcações 23/01/2020 - 16:52

A Portos do Paraná entregou nesta quinta-feira (23) a pescadores da Ilha do Teixeira o certificado de conclusão do curso de Mecânica de Embarcações. As aulas fazem parte do Programa de Educação Ambiental, promovido pela empresa junto às comunidades pesqueiras, como medida vinculada às obras de dragagem de manutenção dos portos de Paranaguá e Antonina.

As aulas aconteceram no final do ano passado nas ilhas do Teixeira e São Miguel.“A entrega do certificado aos pescadores representa o término e a celebração dos cursos que foram ministrados a pedido da própria comunidade. Isso demonstra o cumprimento da Portos do Paraná com a legislação, com as condicionantes que são impostas a nós pelo Ibama, mas, principalmente, demonstra nossa responsabilidade social”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

De acordo com ele, a empresa está ouvindo as comunidades através de diagnósticos sócio-ambientais para saber quais temas devem ser trabalhados no Programa de Educação Ambiental. “E diversas dessas comunidades solicitaram cursos em diferentes áreas. Além desse de mecânica, por exemplo, está sendo ministrado em Antonina um curso de informática”

Santana ressalta que a dragagem é fundamental para o porto continuar funcionando. “Sem dragagem não seria possível receber navios de grande porte, com impacto negativos nos negócios, empregos e renda de todo o Litoral”.

CAPACITAÇÃO – O curso de 16 horas/aula foi ministrado pelo professor Cláudio Roberto Gonçalves, coordenador de cursos de eletromecânica do Senai. Segundo ele, a proposta é que os pescadores não dependam tanto de serviços externos de mecânica para seus barcos. “É gratificante contribuir com conhecimento que pode ser aplicado no dia a dia deles, sem depender de outros”.

Junto com o certificado os pescadores receberam um kit de ferramentas. “De nada adianta ensinar se não tiverem em mãos as ferramentas para executar os consertos. O kit foi a grande surpresa, possibilita que eles façam os reparos por conta própria”, salientou o professor.

De acordo com Pedro Pisacco Pereira Cordeiro, coordenador operacional na Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, o objetivo é atender a demanda das comunidades por meio do empoderamento e da geração de renda.

“Praticamente todos os membros que moram nessas comunidades ilhadas têm embarcações motorizadas. A ideia é ensinar sobre manutenção de motores para fiquem um pouco menos dependentes de serviços de terceiros para manter barcos e motores funcionando”, afirma.

COMUNIDADE – O pescador Antônio de Paula Xavier, que há 22 anos preside a Associação da Ilha do Teixeira, elogiou a iniciativa. “Nunca existiu essa parceria entre o porto e nossa comunidade. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e à Portos do Paraná pela atenção e ajuda que tem nos prestado”.

Para ele, o curso vai ajudar na atividade diária. “Por várias vezes o barco parava em alto-mar e não tínhamos sequer uma ferramenta para tentar o conserto. Era necessário esperar socorro. O curso e o kit de chaves vão ajudar muito”

Semana próxima semana 20 pescadores da Ilha de São Miguel vão receber o certificado de conclusão do curso e o kit de ferramentas.

GALERIA DE IMAGENS