Padroeira do Paraná faz procissão pelo cais do Porto de Paranaguá 08/11/2019 - 17:52

Pela primeira vez na história, a imagem de Nossa Senhora do Rocio abençoou o cais do Porto de Paranaguá. Todos os anos, durante as festividades da Santa, na primeira quinzena de novembro, a visita acontece em empresas e entidades do município. Pela Portos do Paraná, ela passava apenas na sede Administrativa. Este ano, porém, também esteve bem perto dos navios, na faixa portuária, e no Palácio Dom Pedro II, onde ficam as diretorias de Meio Ambiente e Operações.

Nesta sexta-feira (8), à tarde, acompanhada do padre e de outros representantes do Santuário, a imagem foi recebida pelos empregados. Além de receber uma benção especial, eles fizeram orações e registraram o momento, ao lado da Santa, em fotografias.

“Aqui é um Porto que tem uma relação comercial, mas também tem humanidade. Aqui trabalham muitas pessoas que mesmo levando ou trazendo os produtos, não é algo só material, mas também espiritual”, exaltou o padre Luiz Langer.

Para ele, este é um momento especial e que aproxima Nossa Senhora do Rocio dos fiéis. “Nós precisamos uns dos outros e Maria nos ensina a levar Jesus onde estivermos e Jesus, com certeza, é a causa da nossa alegria”, destacou o sacerdote, que foi conduzido pelo cais pela Guarda Portuária.

O diretor empresarial André Pioli recebeu e agradeceu a presença do padre e da imagem da Mãe de Jesus. “Nossa senhora do Rocio vem abençoando e agraciando a cidade de Paranaguá há muitos e muitos anos e só temos a agradecer ao padre Luiz por trazer a Virgem Maria a nos fazer uma visita”, apontou o dirigente da empresa pública.

Para ele, a Portos do Paraná não se furta em sempre estar perto da comunidade. “O Porto, que é tão próspero, ajuda muito a economia do Paraná, e essa economia é levada para dentro da casa das pessoas, então a padroeira do Paraná visitando os Portos do Paraná traz toda sua benção para que essa prosperidade continue”, apontou Pioli.

História – A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no Século XVII. “Ela vem como sinal nas mãos daquele pescador que tira do mar seu alimento e não encontrando mais, Maria surge naquela rede e, a partir desse momento, ele consegue seu sustento que é o peixe”, relembrou padre Luiz. Por isso, o Porto não poderia ficar de fora dessa bênção. “Aqui passam diversos produtos, diversas relações comerciais, de produtos e Maria quer interceder através do seu filho Jesus para que possa esparramar pelo mundo as bênçãos e graças que vêm de Deus”, finalizou o padre.

Festividade – As comemorações pelo dia de Nossa Senhora do Rocio começaram no dia 3 de novembro e vão até o dia 17 de novembro. Por isso, a peregrinação por empresas e entidades. Este ano, são 200 pontos de visita percorridos pela Mãe de Jesus. Também há a doação de cestas básicas a serem distribuídas aos necessitados atendidos pela paróquia. Somente entre os funcionários da Portos do Paraná foram 270 doações dos empregados a serem entregues na Missa dos Portuários pelo Sintraport.