Novembro Azul alerta para a saúde masculina 16/11/2020 - 16:50

A saúde do homem merece cuidado durante todo o ano, mas neste mês é o momento de alertar para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha Novembro Azul surgiu em 2003 para aumentar a conscientização sobre a doença. Por isso, reforçamos o lembrete para que nossos colaboradores realizem, conforme a faixa etária, os exames necessários.

“O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas. A doença tem o sexto maior índice de incidência no mundo e, no Brasil, é o quarto maior índice de mortalidade por câncer”, diz o médico Eriberto Westphalen Junior, do OGMO e do resgate no Porto de Paranaguá.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 65 mil pessoas devem descobrir que estão com a enfermidade em 2020. Os últimos dados de mortalidade são de 2018 e mostram que 15.576 homens perderam a vida pela doença. “A cada 40 minutos, um homem morre por causa do câncer de próstata”, avisa o médico.

 “A doença não tem sintomas e, quando tem, já é tarde. Por isso, é muito importante fazer o diagnóstico precoce, através de um médico especialista - urologista ou proctologista. Os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos, nos casos com histórico familiar, tabagismo, obesidade. Ou a partir dos 50 anos, para aqueles fora dos grupos de risco”, aponta Eriberto.

A idade é um fator de alerta, já que a incidência do câncer de próstata aumenta significativamente após os 50 anos. Na fase inicial, a evolução da doença é silenciosa e muitos pacientes não apresentam sintoma nenhum ou sintomas de crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

A confirmação da enfermidade pode ser feita através dos exames dosagem de PSA e toque retal.

Clique e ouça as dicas do especialista:

 

GALERIA DE IMAGENS