Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, terão novos trapiches 13/10/2020 - 09:32

A empresa pública Portos do Paraná prevê a entrega dos dois novos trapiches da Ilha do Mel até o final da temporada de 2020/2021. Localizados nas praias de Nova Brasília e Encantadas, as obras nos equipamentos fazem parte de medida compensatória de licenciamento ambiental da dragagem de aprofundamento, conforme orientação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Até o momento, relatórios oficiais da empresa responsável pela obra indicam que já estão com 60% das melhorias concluídas. Enquanto avança a reforma, o diretor de meio ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, faz um alerta aos moradores e visitantes. “Nesse momento em que os trapiches estão em processo de reformas e melhorias, é necessário que a população mantenha distância e respeite o isolamento da obra, para evitar que ocorram acidentes”, explica.

 “Ambos os trapiches receberão uma área flutuante, que dará acessibilidade e conforto aos usuários no embarque e desembarque de passageiros”, disse. Os dois trapiches, segundo Santana, estão sendo reformados de acordo com as premissas de durabilidade e baixa manutenção.

Estruturas existentes receberão várias intervenções

São várias as intervenções que estão sendo efetuadas nas estruturas existentes: novas coberturas, novos guarda-corpos, iluminação, piso (no trapiche da Encantadas), substituição de escadas de acesso às embarcações, novas defensas para preservação da superestrutura e cabeços de amarração para as embarcações, execução de novo quebra-ondas (no trapiche de Encantadas), mobiliário e demolições localizadas.

Novas estruturas também estão previstas no projeto, como um píer constituído por três flutuantes e estacas de fixação, rampa articulada de acesso, flutuantes intermediários e estacas de fixação, acessórios de atracação e amarração, placas de sinalização turísticas e de segurança e iluminação em LED.

GALERIA DE IMAGENS