Nota oficial - Operações retomadas no Correx
22/07/2020 - 12:12

Paranaguá, 22 de julho de 2020.

As operações do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá foram retomadas, por volta das 11h desta quarta-feira (22). Os embarques dos granéis de exportação seguem normalmente com nove terminais. Por enquanto, AGTL e CIMBESSUL ficam com as operações paralisadas até que os reparos sejam realizados nas estruturas aéreas atingidas pelo incêndio desta madrugada.

Como informa a Diretoria de Operações da Portos do Paraná, para os navios atracados que já tinham carga da AGTL e Cimbesul para carregar, as cargas foram reprogramadas para outros terminais, para não prejudicar o carregamento dessas embarcações.

Os próximos navios do line up também estão sendo revisados, retirando a carga desses dois terminais e programando para os demais que integram o complexo.

INCÊNDIO - Nesta quarta-feira (22), por volta das 4h, um incêndio atingiu a estrutura de correias transportadoras de dois terminais privados que atuam no segmento de Granéis sólidos de exportação no Porto de Paranaguá (CIMBESSUL e AGTL). O corpo de bombeiros e a Guarda Portuária foram imediatamente acionados e as chamas foram controladas por volta das 6h30.

No momento do incidente, nenhuma das linhas estava operando. Ambas já haviam concluído as operações programadas para os terminais Segundo informações iniciais, o fogo teria começado na estrutura da AGTL e se alastrado para a empresa ao lado, Cimbessul. Ambos os terminais têm as estruturas aéreas localizadas sobre a avenida Coronel José Lobo, em Paranaguá.

Por medidas de segurança, desde o aviso do incêndio as operações de embarque de grãos e farelo pelo Corredor de Exportação foram interrompidas. Assim que o fogo foi contido, todas as correias do complexo foram lavadas e “rodaram” por cerca de dez minutos, sem produto, para garantir que não haja mais nenhum resquício de fogo.

Tão logo os procedimentos foram finalizados, a Portos do Paraná, Associação dos Operadores Portuários do Corredor (AOCEP) e Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp) retomaram as operações. Não houve qualquer ferido, nem prejuízo às operações que permaneceram paralisadas por apenas cerca de 7h.

No Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá 11 terminais atuam no embarque de graneis, interligados. Portanto, sem AGTL e CIMBESSUL, seguirá operando com 9 terminais (2 públicos e 7 privados).

As causas do incêndio estão sendo investigadas e reparos serão feitos imediatamente para que os dois terminais voltem à operação o quanto antes. As operações nos demais berços, incluindo a movimentação de contêineres, fertilizantes e carga geral, não foram afetadas e seguem normais.

Assessoria de comunicação – Portos do Paraná

Autoridade portuária

Últimas Notícias