Nota de esclarecimento 27/05/2020 - 11:13

A Portos do Paraná informa que, após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no início da noite da última terça-feira (26/05), e reforço na limpeza e varrição da área do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, o berço 214 foi liberado e opera normalmente. No local, o Navio Elena está a atracado e carrega soja desde à 1h desta quarta-feira (27/05).

O berço de atracação 214, destinado preferencialmente aos embarques de granéis de exportação, ficou paralisado por cerca de 24 horas - da noite da última segunda-feira (25) até ontem (26) - após a tripulação do navio MV CLYMENE, de bandeira maltense, que também carregava soja no local, informar que um dos integrantes (de origem filipina) precisava de atendimento médico, por suspeita de infecção pelo novo Coronavírus.

O rapaz foi atendido e encaminhado ao Hospital Paranaguá. Ele segue internado e estável. Todos os demais tripulantes foram testados pela Anvisa e seguem a bordo. Liberado para desatracação, o navio MV CLYMENE fica fundeado no interior da Baía de Paranaguá (Área 62), onde deverá permanecer em quarentena até nova determinação da Anvisa.

A empresa pública reforça que segue medidas rigorosas de controle sanitário e saúde. Nenhum tripulante de navio vindo do exterior está autorizado a desembarcar nos portos de Paranaguá e Antonina antes do prazo de 14 dias da chegada ao primeiro porto brasileiro.

A atracação só é feita após a emissão do Certificado de Livre Prática, pela Anvisa, o que aconteceu na chegada do navio à baía de Paranaguá - no último dia 5. Além disso, sob qualquer suspeita, a autoridade portuária tem a prerrogativa de paralisar a operação, como forma de proteger os trabalhadores portuários envolvidos.

Este é o primeiro caso registrado nos portos paranaenses, desde o início da pandemia, em janeiro.

Informações sobre o protocolo de saúde adotado, assim como sobre resultados dos testes e contra provas devem ser solicitadas à autoridade sanitária (ANVISA).

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa

Portos do Paraná – Autoridade Portuária