Guarda recebe treinamento para usar drones no Porto de Paranaguá 18/10/2021 - 16:53

Curso de 24 horas em conjunto com outras forças de segurança visa capacitar agentes no uso do equipamento para vigilância de rotina e operações especiais

A Portos do Paraná é a anfitriã de um treinamento de forças de segurança através de drones entre segunda-feira (18) e quarta-feira (20). O objetivo é capacitar integrantes da Polícias Federal, Militar e Civil, Guarda Municipal e da própria Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP) ao uso do equipamento em rotinas de vigilância ou mesmo em operações especiais. Ao todo, são 24 horas de aprendizagem teóricas e práticas com o aparato eletrônico.

“É um curso de capacitação de operador de drones para a Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP) com outras unidades de segurança pública explorarem essa ferramenta e dentro das frentes de trabalhos das instituições fazer um bom uso desse equipamento, que vai complementar a vigilância e a segurança pública”, explica o comandante da UASP, Major Cezar Kamakawa.

De acordo com ele, o uso do drone permite ampliar a vigilância sobre os mais de cinco quilômetros de faixa portuária com uma visão ampla sobre todas as dependências e muitas com velocidade maior do que os deslocamentos pelo solo. “É um meio bastante importante e eficientes”, destaca.

O curso está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) diretamente na sede da UASP/Guarda Portuária com representantes das demais forças de segurança. “É importante não só o curso para desenvolver o conhecimento dessa nova tecnologia e aplicar no Porto de Paranaguá, mas também o congraçamento com as outras instituições”, aponta Kamakawa.

Com o treinamento realizado e a capacitação de dois guardas portuários no primeiro curso, a UASP irá abrir o processo para aquisição dos equipamentos próprios e pôr em prática o uso da nova tecnologia.

GALERIA DE IMAGENS