Escolhidos melhores desenhos do projeto Porto Escola 2019 27/11/2019 - 16:21

A criatividade de 486 crianças da 5o série de 20 escolas municipais de Paranaguá foram colocadas à prova e os 13 melhores desenhos e frases do concurso Porto Escola já estão definidos. A escolha foi realizada nesta terça-feira (26), mas as obras selecionadas serão reveladas somente no dia 2 de dezembro, no site da Portos do Paraná (www.portosdoparana.pr.gov.br).

Depois, haverá uma cerimônia para premiar os alunos vencedores, tanto de Paranaguá quanto de Antonina. Os 18 ganhadores farão um passeio de barco pela baía e poderão conhecer o porto de outra perspectiva. A intenção é aproximar a comunidade da atividade portuária, através de palestras e conteúdos trabalhados em sala de aula.

“A gente consegue ver nos desenhos vários elementos eles aprendem na palestra e na visita. Todos os anos nos surpreendemos com os detalhes e como cada um vivencia o porto de forma diferente”, avalia a bióloga e analista portuária da empresa pública Jaqueline Dittrich. Para ela, que participou da seleção, um dos desenhos desse ano representa bem este objetivo. “Um dos alunos desenhou o porto em 1935, a partir de uma explicação que fizemos sobre nossa história”, conta.

De acordo com a professora e chefe de Divisão de Projetos de Eventos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Giovana de Carvalho, a participação dos alunos em propostas como essas são lúdicas e educativas ao mesmo tempo. “Cada um tenta expressar da sua maneira o que viu e o que viveu, alguns com mais talento e dom para o desenho, e outros nem tanto, porém se esforçaram para colocar no papel tudo aquilo que visualizou”, aponta.

Para a professora, o mais importante foi que os estudantes puderam ter um contato com o Porto que normalmente não têm. “Muitos não conhecem o Porto, às vezes não sabem nem onde fica e quando tem essa oportunidade conseguem visualizar o Porto e vêm algo totalmente diferente, estando próximo e até dentro do Porto”, finaliza Giovana.

O PROJETO - O Porto Escola é realizado ao longo de todo o ano, com alunos de 5a série da rede municipal de ensino. Em palestras e visitas ao cais, o conteúdo vai de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente até a importância da atividade portuária para a economia.

A escolha dos desenhos vencedores foi feita por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da empresa Cia Ambiental e da Portos do Paraná. O patrocínio é da AlBriggs, Aquamec, Paranaguá Pilots, Pasa, TPPF e Cia Ambiental.

Participaram as seguintes escolas: Escola Municipal Professora Eva Tereza Amarante Cavani, Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz, Escola Municipal Gabriel de Lara, Escola Municipal Iná Xavier Zacharias, Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz, Escola Municipal de Jovens e Adultos Edite Lobo dos Santos, Escola Municipal Leôncio Correia, Escola Municipal Iracema dos Santos, Escola Municipal Professor Randolfo Arzua, Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Professor João Rocha dos Santos, Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, Escola Municipal Professora Rosiclair Silva Costa, Escola Municipal Takeshi Oishi, Escola Municipal Nascimento Júnior, Escola Municipal Nayá Castilho, Escola Municipal Leôncio Corrêa, Escola Municipal Manoel Viana e Escola Municipal Tiradentes.