Data especial para as Guardas Portuárias do Brasil 20/11/2020 - 15:29

Neste 20 de novembro, comemora-se 107 anos do marco histórico da criação da Guarda Portuária no Brasil. Foi em 1913 que foi baixado o primeiro Regulamento Interno da Administração e da Polícia Portuária, como era conhecida na época. O documento foi publicado no Diário Oficial e é considerado o primeiro que trata especificamente do serviço de proteção do patrimônio portuário. Posteriormente, outras legislações evoluíram o assunto até as atribuições atuais da corporação.

Em Paranaguá, a criação da Guarda Portuária remonta a 24 de setembro de 1987. “A Guarda é de importância fundamental para a atividade portuária. É sempre a primeira a ser acionada em qualquer ocorrência e é o setor que dá início a todo o processo de atendimento”, destaca o inspetor Almo Luís Andrioli, que trabalha na Guarda Portuária do Porto de Paranaguá desde 1987.

De acordo com ele, a principal atribuição da Guarda ainda é a vigilância. “Sempre atuamos na vigilância da área portuária, combatendo os ilícitos quando há necessidade, porque o nosso lema é prevenir”, conta.

GALERIA DE IMAGENS