Biólogos são destaque na atuação dos Portos do Paraná 03/09/2020 - 16:02

3 de setembro é o Dia Nacional do Biólogo e a Portos do Paraná conta com um time especial, que atua nos programas na área de Meio Ambiente, nos portos de Paranaguá e Antonina.  A empresa pública mantém 20 iniciativas de monitoramento e conservação e é reconhecida internacionalmente pelas ações de cuidado com a sustentabilidade.

Hoje, a autoridade portuária conta com quatro biólogas na Diretoria de Meio Ambiente, sendo três delas concursadas desde abril de 2017. Além disso, são cinco profissionais dedicados na empresa contratada para realizar os serviços.

“Para nós, a questão do desenvolvimento sustentável, aliado ao crescimento econômico é fundamental. Contamos com uma diretoria exclusiva, com equipes multidisciplinares e qualificadas. E os biólogos são essenciais, atuando em uma série de atividades do nosso dia a dia”, explica João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.

Em 2019, a empresa paranaense foi a única do setor -  no mundo - convidada a apresentar em um dos eventos paralelos oficiais da Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (COP-25), em Madri, na Espanha. A Portos foi destaque no cuidado com o meio ambiente e participou de dois painéis, apresentando as atividades socioambientais e de monitoramento nas baías de Paranaguá e Antonina.

“Nós, biólogas e biólogos, atuamos em diversas frentes, como o monitoramento constante das condições do complexo do estuário de Paranaguá, que engloba tanto o monitoramento da parte física, das águas e sedimentos, por exemplo, quanto a parte biótica, como os animais aquáticos e os manguezais. Esse trabalho tem por objetivo avaliar os possíveis impactos que a atividade portuária pode ter nesses ambientes, de forma a tentar reduzir esses impactos no máximo possível”, conta a analista portuária Juliana Lopes Vendrami.

Atualmente, o Porto de Paranaguá é o porto público brasileiro, de grande porte, mais bem colocado no Índice de Desenvolvimento Ambiental promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O anúncio foi feito pela Antaq no último mês. Essa é a terceira vez consecutiva que o porto paranaense, referência na movimentação de granéis sólidos, fica na liderança do ranking.

“Os Portos do Paraná são referência em gestão ambiental entre os portos públicos brasileiros, e o biólogo tem um papel fundamental dentro desse processo de gestão ambiental portuária. É o profissional que atua nos monitoramentos ambientais, de fauna, flora, controle de condicionante, processo de licenciamento ambiental, no processo de educação ambiental junto com as comunidades afetadas, e inclusive, no atendimento a emergências, realizando simulados e no atendimento a fauna possivelmente atingida por emergências ambientais”, explica Andréa Almeida Lopes de Deus, analista portuária e bióloga.

DESTAQUE: A bióloga Jaqueline Dittrich, empregada concursada da Diretoria de Meio Ambiente, foi a única representante dos terminais portuários brasileiros a participar do curso Gestão Portuária para Mulheres em Le Havre, na França. As aulas aconteceram em 2019, no Institut Portuaire D’Enseignement et de Recherche (Instituto Portuário de Ensino e Pesquisa - IPER).

“A atuação dos biólogos tem diferentes vertentes, em especial na atividade portuária. A primeira, e uma das principais, é justamente garantir o cumprimento e o respeito a legislação ambiental, além da busca por minimizar possíveis impactos sobre o meio ambiente. Nesse sentido, realizamos coletas, analises e acompanhamento dos monitoramentos da água, do sedimento, da biota. Nosso objetivo é manter a qualidade ambiental da baia, onde está localizado o porto de Paranaguá’, destaca.

“Outra ação bastante importante, é a realização de ações de educação ambiental, juntos às comunidades localizadas no entorno do porto.  São comunidades tradicionalmente pesqueiras e atuamos na conscientização das pessoas sobra a importância da preservação dos recursos naturais’, completa ela.

GALERIA DE IMAGENS